Xiaomi SU7: os motivos para estarmos tão animados com o novo carro elétrico chinês

Xiaomi SU7 os motivos para estarmos tão animados com o novo carro elétrico chinês
Foto: Divulgação/Xiaomi

A indústria automobilística está em constante evolução, e os veículos elétricos ganham cada vez mais espaço. Nesse cenário, a Xiaomi – empresa chinesa mais conhecida por seus smartphones – acaba de agitar o mercado com o lançamento do SU7, seu mais novo carro elétrico.

A atenção que o modelo despertou é um indício da calorosa recepção que veículos inovadores têm recebido: o SU7 acumulou quase 90 mil reservas em apenas um dia, despertando a curiosidade e o entusiasmo de entusiastas e analistas automotivos.

Xiaomi SU7 teve milhares de pedidos em 24 horas

Em seu ato de estreia, o Xiaomi SU7 não demorou a mostrar seu apelo ao público. Impressionantes 88.898 pedidos de reserva foram registrados nas primeiras 24 horas após seu lançamento.

Nos eventos de test drive realizados em 29 cidades chinesas, a presença de público foi significativa, evidenciando o forte interesse pelo novo modelo elétrico da Xiaomi.

Carro tem design inovador e time de peso

O SU7 é resultado do trabalho de uma equipe consagrada, que inclui profissionais notáveis da indústria automobilística.

Chris Bangle, nome de peso no campo do design automotivo e ex-chefe do Grupo BMW, fez parte do desenvolvimento estético do veículo.

Além dele, Li Tianyuan e James Qiu, anteriormente ligados às equipes de design da BMW e Mercedes-Benz, respectivamente, também contribuíram para a criação do SU7.

Xiaomi SU7 tem três versões diferentes

Com a intenção de alcançar uma fatia variada do mercado, a Xiaomi oferece o SU7 em três versões distintas – cada uma atendendo a diferentes necessidades e capacidades financeiras dos potenciais compradores.

  • Standard: Essa configuração tem valor estipulado em aproximadamente 29.900 dólares (cerca de R$ 151 mil). Inclui uma bateria de 73.6 kWh, alcançando uma autonomia de até 700 km. A versão Standard, equipada com um motor traseiro e arquitetura de 400V, é capaz de recarregar 350 km em apenas 15 minutos.
  • Pro: Por 34.000 dólares (cerca de R$ 172 mil), este é um modelo equipado com uma bateria de 94.3 kWh, que oferece uma autonomia de até 830 km. Mantém o motor traseiro da versão Standard, mas com uma arquitetura de 800V e a capacidade de carregar 510 km em 15 minutos.
  • Max Performance: No topo de linha, o Max Performance está disponível por 41.500 dólares (aproximadamente R$ 210 mil). Conta com duas baterias totalizando 101 kWh, autonomia de 800 km, dois motores elétricos e o mesmo sistema de carregamento rápido que a versão Pro.

Carro elétrico conta com tecnologia de ponta

Foto: Divulgação/Xiaomi

Além de seu design e versatilidade de modelos, o SU7 se destaca pelo embarque de tecnologia avançada, refletindo o DNA tecnológico da Xiaomi.

O sistema operacional HyperOS, compatível com outros dispositivos da marca, fornece uma consolidação do ecossistema “Human x Car x Home”, facilitando a interconectividade dos dispositivos do usuário.

Além disso, ele apresenta tecnologia que permite carregamentos rápidos, mesmo em temperaturas baixas, e é capaz de reconhecer obstáculos em condições adversas.

Desempenho e eficiência chamam a atenção

O Xiaomi SU7 não é apenas uma questão de estilo ou tecnologia, mas também de desempenho. O carro oferece autonomias que chegam a 830 km, representando uma expressiva eficiência energética.

Entre as suas versões, se destacam as diferenças no que diz respeito à aceleração e ao torque, principalmente no modelo Max Performance.

O veículo também vem com opções de acessórios exclusivos e especiais para complementar sua experiência de uso.

Como comprar o Xiaomi SU7 no Brasil?

Foto: Divulgação/Xiaomi

Neste primeiro momento, o Xiaomi SU7 está disponível somente para o mercado chinês. Mas a marca chinesa indica que planos para um lançamento internacional estão sendo considerados e podem acontecer nos próximos dois ou três anos.

Portanto, os consumidores brasileiros interessados no Xiaomi SU7 precisarão aguardar mais algumas temporadas para poderem comprar o modelo.

Com informações da Folha de Pernambuco.

Felipe MatozoJornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookInstagramLinkedinYoutube
Veja mais ›
Fechar