O WhatsApp Business é uma ferramenta que pode ser um ótimo aliado para os empreendedores. Por meio dela, as pessoas podem interagir com o seu negócio para tirar dúvidas, resolver problemas, fechar compras, entre outros.
Se você ainda não conhece muito sobre a ferramenta, a seguir separamos um guia completo sobre o WhatsApp Business. Acompanhe!
WhatsApp Business: o que é e como ele pode lhe ajudar nas vendas em 2023
WhatsApp Business é a versão do aplicativo de mensagens instantâneas para empresas. O aplicativo é muito utilizado no Brasil e é super difícil conhecer alguém que não o utilize.
Ela está disponível para download gratuito e oferece diversos recursos para negócios, como a personalização e automatização de envio de mensagens.
Além dessa versão, que é indicada para pequenas empresas, existe um outro tipo de conta comercial, o WhatsApp Business API, que é recomendada para empresas de médio e grande porte.
As principais ferramentas disponíveis para as contas de empresas são:
Perfil Comercial
Ao optar pela versão Business, você conseguirá preencher sua conta com informações da empresa e disponibilizá-las para qualquer contato que acessar o seu perfil.
Alguns dados que você poderá incluir são o site da sua empresa, seu catálogo de produtos, o horário de funcionamento, endereço da loja física – se houver-, o segmento de atuação do seu negócio e um e-mail de contato.
Todos esses recursos facilitam o acesso às principais informações do seu negócio para os clientes. Dessa forma, a conversa pode ser mais direcionada para a real necessidade do consumidor.
Catálogo de Produtos
O Whatsapp Business permite que você compartilhe informações sobre os produtos e os serviços que a sua empresa oferece.
Você pode cadastrar os detalhes de cada item, incluindo foto, descrição e preço dos produtos.
Mensagens Automáticas
Ter agilidade nas respostas é fundamental, e com a ferramenta, você pode configurar mensagens para enviar automaticamente aos seus clientes sem precisar perder tempo escrevendo-as com frequência.
Alguns exemplos de mensagens automáticas são:
- Mensagem de saudação
É enviada quando o cliente entra em contato com a sua empresa pela primeira vez.
- Mensagem de ausência
Utilizada quando a sua empresa não está no horário do expediente.
- Respostas rápidas
São pré-configuradas para responder a perguntas frequentes, como horário de funcionamento, entre outros.
Métricas
Por fim, a ferramenta também permite que você faça uma análise das suas campanhas de comunicação. Ou seja, você poderá saber se os seus clientes estão lendo as suas mensagens e quantas foram entregues.