Se você trabalha de forma autônoma, saiba que pode formalizar a sua atividade. Ou seja, com a formalização você cria um CNPJ e se torna um microempreendedor individual (MEI). Mas é necessário estar atento às vantagens e desvantagens para saber se essa é a melhor opção para você.
Pensando nisso, separamos um guia com as 3 vantagens e as 2 vantagens de ter um MEI. Acompanhe!
Essas são 3 as vantagens e as 2 desvantagens de ter um MEI; veja se essa é a melhor opção para você
No Brasil, existem cerca de 19,3 milhões de empresas abertas e em funcionamento. Desse total, cerca de 13,4 milhões são MEI. Porém, antes de uma pessoa se formalizar na categoria, é necessário que ela entenda quais são os seus direitos e deveres, além de saber as vantagens e desvantagens de se ter um MEI.
As principais vantagens de um MEI são:
Acesso aos benefícios do INSS
Ao fazer o pagamento da guia todos os meses, o MEI passa a ter acesso aos benefícios do INSS como a aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, salário maternidade, auxílio doença, entre outros.
Acesso a linhas de crédito
Você terá mais facilidade para conseguir linhas de crédito junto a bancos e outras instituições financeiras. O CNPJ permite acesso a modalidades específicas de empréstimo PJ, que proporcionam taxas de juros mais baixas e condições de pagamento flexíveis quando comparados à outras modalidades.
Emissão de nota fiscal
Com a formalização, você pode emitir notas fiscais para o seu cliente, dando mais credibilidade e segurança aos clientes e tendo mais chances de poder fechar novos negócios.
Agora para as desvantagens, temos:
Restrição do seguro desemprego
Ao abrir um MEI, você deve estar ciente que não terá um vínculo empregatício. Dessa forma, a prestação de serviço acontece por meio de um acordo de trabalho ou contrato com a empresa solicitante.
Logo, você não terá direito ao seguro desemprego, caso haja o encerramento do contrato ou a prestação do serviço seja concluída.
Por isso, se a empresa na qual você é colaborador decidir interromper o vínculo contratual, você não poderá acionar este benefício, pois ele é voltado apenas a quem tem carteira assinada.
Pagamento de contribuição mensal
O MEI fica responsável por pagar, todos os meses, uma contribuição. Essa contribuição é o DAS MEI, valor que assegura os direitos do INSS aos microempreendedores, caso eles se enquadrem nos critérios de recebimento e cumpram com o tempo de carência necessário.
Por fim, é importante ressaltar que se você não paga essa contribuição e não faz a declaração anual de DASN SIMEI, o seu CNPJ MEI pode ser cancelado.