Os aplicativos de transporte, como a Uber, se tornaram não só ferramentas de mobilidade, mas também elementos regulares nas faturas de cartão de crédito de muitos usuários. Mas algumas cobranças específicas podem gerar dúvidas, como é o caso da mensagem “Uber Pending”.
“Uber *Trip”, “Uber One”, “Uber Pending” – esses termos, entre outros, marcam presença nas faturas, mas você sabe o que cada um significa?
Entendendo o significado de “Uber Pending” na fatura
Quando nos deparamos com a expressão “Uber Pending” destacada na fatura do cartão de crédito, estamos diante de uma transação que ainda não foi completamente processada.
A palavra “Pending” em inglês significa “pendente”. E é justamente isso que o termo indica: um valor que não foi finalizado e, desta forma, ainda não resultou em uma cobrança definitiva.
Geralmente, esse registro aparece temporariamente como um débito de pequeno valor. Mas é importante destacar que, normalmente, ele não se converte efetivamente em uma cobrança na conclusão do processamento.
Por outro lado, se o usuário identificar uma cobrança não autorizada ou equivocada na fatura, é vital que o usuário entre em contato com a Uber através da página de suporte da empresa. Mas este procedimento precisa ser feito em até 60 dias após a cobrança em questão para ser válido.
Outras cobranças da Uber que podem aparecer na fatura
Além de “Uber Pending”, outros itens podem ser identificados na fatura do cartão decorrentes do uso do serviço da Uber. Taxas adicionais estão entre eles, incluindo tarifas de espera ou de cancelamento.
“Uber Trip”
De forma mais direta, “Uber Trip” é a representação na fatura do cartão de uma corrida efetivamente realizada pelo cliente.
A cobrança reflete o uso do serviço de transporte em uma viagem específica, incluindo o trajeto percorrido e, quando aplicável, as taxas extras já mencionadas.
“Uber One”
Em 2023, a Uber lançou no Brasil o seu serviço de assinatura: o “Uber One”. Com um custo mensal de R$ 19,90 ou anual de R$ 198, o plano oferece vantagens como cashback em viagens e entrega grátis em pedidos de mercado feitos pelo aplicativo.
Portanto, se aparecer uma cobrança relacionada à Uber One na fatura do cartão de crédito sem o seu conhecimento, pode ser que você tenha contratado esse serviço sem querer.
Como cancelar o Uber One?
Usuários do “Uber One” que desejarem cancelar sua assinatura devem se atentar para o processo necessário.
É preciso desativar a renovação automática na seção “Uber One” do aplicativo, o que deve ser realizado com no mínimo 48 horas de antecedência em relação ao próximo ciclo de faturamento para evitar a próxima cobrança.
Vale destacar que, após o cancelamento, os benefícios da assinatura permanecem ativos até o término do ciclo atual, sendo que as taxas pagas são não reembolsáveis e não transferíveis.
Para quem acabou de aderir ao serviço, se decidir desistir da assinatura do “Uber One”, o cancelamento deve ocorrer dentro de 7 dias após a adesão para garantir o direito ao reembolso integral.
Você também pode gostar de ler
Cartão de crédito para MEI: opções para você escolher que são super populares