Trabalhar mais em menos tempo para aumentar a qualidade de vida

trabalhar mais em menos tempo

Você tem dificuldades para se manter concentrado durante o trabalho e isso acaba te fazendo levar mais tempo para completar as tarefas? Pois, saiba que muitas outras pessoas compartilham desse problema, porém alguns novos hábitos podem te fazer trabalhar mais em menos tempo.

Mas atenção, vamos deixar claro que se a sua ideia é aumentar a produtividade não para “ganhar tempo” mais realmente para ter tempo para trabalhar mais, esse pensamento pode ser extremamente prejudicial. A ideia de diminuir o tempo que você leva para realizar as suas atividades do dia-a-dia deve ser para que você possa se dedicar a outras atividades auto-satisfatórias como o seu bem-estar.

Dessa forma, se você está procurando formas de trabalhar mais durante o dia ao invés de descansar é melhor tomar cuidado para não começar a sofrer com a chamada Síndrome de Bournout, um problema sério que pode exigir um extenso tratamento psicológico para ser resolvido.

E se caso você não sabe se está trabalhando demais, dê uma olhada no texto Workaholic – 6 sinais de que você está trabalhando mais do que deveria e tire suas dúvidas.

trabalhar mais em menos tempo

A seguir nós te damos algumas dicas para trabalhar mais em menos tempo e poder usufruir de atividades e momentos especiais com você ou com as pessoas que você ama.

Dormir mais e melhor

A ansiedade que pode acompanhar os trabalhos realizados no dia-a-dia, muitas vezes é causadora de insônia ou de sono insuficiente. Pois bem, um dos fatores mais importantes no aumento de produtividade é o descanso. E nada melhor para realmente descansar do que uma longa e ótima noite de sono.

O sono tem a função de regular as faculdades mentais e físicas e dessa forma, nos deixa no estado perfeito para conseguir trabalhar mais em menos tempo.

Por tanto, faça o máximo possível para conseguir ter um sono de pelo menos 8h por noite sem interrupções.

Desligar todas as suas notificações a cada duas horas

Se você é do tipo de pega o celular para olhar uma mensagem que chegou e acaba caindo na armadilha de dar uma olhada nas redes sociais, desligar as notificações do aparelho a cada duas horas irá revolucionar o modo como você trabalha.

Agora você deve estar se perguntado “mas eu dependo do celular para manter a comunicação no meu trabalho”. Bom, se esse for o caso você pode adotar algumas alternativas:

  • Abrir o aplicativo de comunicação no computador ao invés de olhar as mensagens pelo celular;
  • Se comunicar com os colegas apenas pela intranet da empresa;
  • Alertar todos os seus colegas que se for realmente importante eles devem te ligar ao invés de mandar mensagem.

Viu, com alguns ajustes você consegue escapar facilmente da auto-sabotagem de tempo que o seu celular promove ao longo do seu dia.

Realize o seu trabalho em ciclos

Essa talvez seja a melhor maneira de manter a concentração na atividade momentânea e escapar da procrastinação.

Estipule o tempo máximo que você tem para realizar cada atividade, e caso demore mais do que aquele tempo para realizá-la, aplique-se uma punição. No caso de realizá-lo no tempo estipulado, faça o contrário e se permita uma recompensa.

Dessa forma você treina o cérebro para manter o foco e consegue trabalhar mais em menos tempo e com mais qualidade.

Não fique na sua mesa de trabalho durante seus intervalos

Permanecer na mesa de trabalho quando você poderia estar em um ambiente diferente enquanto realiza as suas refeições ou faz aquele intervalo é uma péssima ideia e faz com que o seu cérebro pense que o breve momento de descanso não aconteceu.

Por tanto, não almoce na sua mesa. Escolha outro ambiente, se possível com outras pessoas com quem a sua cabeça possa se distrair e desestressar.

Durante o intervalo, levante, estique as pernas, dê uma volta pela empresa (ou fora de casa, caso trabalhe em home office). Permita que a sua cabeça tenha esse alívio durante alguns minutos, desfoque do trabalho, para que ao voltar você esteja com as baterias recarregadas e consiga produzir mais.

Organize a sua rotina

O que mais costuma fazer com que as pessoas percam tempo é a falta de organização. Chegar na empresa e ter que pensar e planejar o que você tem para fazer no dia não é uma boa ideia.

O ideal é tirar uma hora por semana para já deixar a sua semana toda organizada, isso te faz economizar tempo com planejamentos desnecessários e dúvidas. E no caso de um compromisso ou outro surgir de última hora, tudo que você precisa fazer caso já tenha sua semana planejada é ajustar as suas prioridades e horários. Muito mais fácil do que ter que encaixar esse compromisso em um dia totalmente impossível e atarefado, certo?

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Viu só como trabalhar mais em menos tempo não parece uma tarefa impossível quando se tem o controle de rotina?

Pois, agora é hora de colocar todas essas dicas em prática e começar a perceber como a sua produtividade aumenta enquanto o seu cansaço e estresse diminui. Bora aumentar a sua qualidade de vida!

Aline ResendeFormada em Marketing e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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