Se você está inserido no mundo dos negócios, já deve ter pensado em receber investimentos. Acontece que existem diferentes tipos de investimentos que você pode conseguir, e eles possuem características muito distintas.
A seguir, separamos um guia completo sobre quais os tipos de investimento você pode conseguir para o seu negócio. Acompanhe!
Tipos de INVESTIMENTOS que você pode conseguir para o seu negócio; entenda como funciona
Nem sempre é possível dar continuidade a um negócio sem um tipo de investimento. Em alguns casos, é necessário dar um passo maior para crescer, e é aí que um aporte financeiro pode fazer toda a diferença.
Existem diversos modelos de investimentos disponíveis e que você pode conseguir para o seu negócio. Conheça quais são:
Sociedade
No modelo de investimento por sociedade, você encontra um parceiro para o seu negócio. Aqui, a ideia é encontrar alguém que tenha o capital de que sua empresa precisa para crescer e que acredite no seu projeto para participar dele com você.
A pessoa pode ser alguém próxima e se tornar um sócio, passando a ter uma participação nos lucros do negócio.
Investidores anjo
Os investidores anjo são pequenos investidores, que resolvem apostar em um negócio e colocam um pouco de dinheiro para que a empresa possa crescer. Em troca, no futuro, a pessoa terá uma participação nos seus lucros.
Essas pessoas costumam já ter experiência no mundo corporativo, e se tornam muito mais do que um investidor, e sim um mentor.
Venture Capital (ou fundos de investimento)
Os fundos de venture capital são fundos de investimento que buscam contribuir com o crescimento de novas empresas. Assim como nos casos anteriores, esses investidores terão uma participação nos lucros que o negócio pode vir a ter.
Crowdfunding
O crowdfunding é a famosa “vaquinha”. Nesse meio de investimento, várias pessoas contribuem com pequenas cotas para que você possa desenvolver o seu projeto.
Ele costuma ser a melhor opção para empresas com ideias de produtos inovadores, onde os próprios clientes, interessados em ver o novo produto ou serviço no mercado, investem na ideia.
Incubadoras
Uma forma de receber investimento e a de reduzir os custos da sua empresa e aplicar o dinheiro no crescimento do negócio. Nesse modelo de investimento, o empreendedor tem acesso a um local de trabalho sem custos, a materiais de negócios e a mão de obra mais barata, em alguns casos.
Geralmente, as incubadoras estão vinculadas a instituições de ensino, órgãos governamentais e até mesmo a outras empresas, que abrigam novos negócios por tempo limitado e tem como objetivo fomentar o empreendedorismo.