Alguns negócios escondem uma profundidade e complexidade que muitas vezes não percebemos. Entre eles estão as hamburguerias. Muito disto pode ser visto nas tendências no mundo dos hambúrgueres.
São receitas diversas, muitas vezes inesperadas, que dão uma cara – e sabor – totalmente nova a este lanche que nos acostumamos tanto.
Seja a forma de preparar a carne, o atendimento dado ou mesmo usando receitas nada tradicionais, um hambúrguer sempre pode surpreender o cliente positivamente, como veremos.
5 tendências no mundo dos hambúrgueres
1 – Smash Burger
O smash burger é uma opção muito procurada por aqueles que adoram hambúrgueres saborosos e com preços mais acessíveis. Este estilo de lanche ganhou muita popularidade nos últimos anos e tem sido uma escolha prioritária para muitos clientes.
Ele é feito pressionando um pedaço de carne moída na chapa quente, criando assim uma mistura super crocante que dá um toque todo especial ao lanche. Apesar disso, a carne não perde sua suculência interna, mantendo o hambúrguer agradável no paladar.
Além da carne, ele pode ser servido com os outros ingredientes comuns, como picles, cebola roxa, queijo e molhos, sendo possível criar todo um cardápio ao redor desta tendência.
2 – Slider Burger (Mini Hambúrgueres)
Os mini hambúrgueres chamados de sliders estão ganhando popularidade em muitas hamburguerias e lanchonetes. Eles são menores do que um hambúrguer tradicional, tornando-os ideais para quem deseja experimentar vários sabores sem se sentir muito cheio.
Além disso, são uma opção interessante de se ter no cardápio para oferecer como entrada ou para grupos de pessoas.
Os sliders podem ser feitos com qualquer tipo de carne, desde carne bovina, de frango, porco e até mesmo vegetais. Da mesma forma, podem ser personalizados com uma variedade de coberturas, molhos e queijos. Portanto, é um lanche completo, saboroso e que atrai curiosidade imediata pelo formato servido.
3 – Hambúrguer com carne defumada
A carne defumada é uma técnica clássica, adotada especialmente por churrascarias, mas que agora está sendo usada para fazer hambúrgueres. Apesar do formato tradicional sem com fogo à lenha, hoje existem defumadoras de todos os tamanhos, ideal para estabelecimentos e cozinhas internas.
Aqui prepara-se a carne em fumaça de lenha, o que lhe confere um sabor único e defumado. Isto confere ao hambúrguer um diferencial em sabor e experiência sensorial que não se encontra geralmente nas lanchonetes.
Dessa maneira, não apenas tem-se um produto original em mãos, mas também as chances de harmonizar sabores inesperados. Tudo isto é perfeito para o marketing, a crianças de um cardápio único e, assim, atrair mesmo os clientes que geralmente não optam pelo hambúrguer com refeição.
4 – Lanches Artesanais
Os hambúrgueres artesanais são uma tendência crescente em muitas hamburguerias. Apesar do boom deste modelo de lanchonetes já ter passado, ele ainda é muito forte e tem uma clientela fiel, engajada e ávida por novidades e lanches de qualidade, independentemente do preço – elevando o seu ticket médio.
Estes hambúrgueres incluem ingredientes frescos e de alta qualidade, moldados à mão do próprio restaurante. Além disso, muitas vezes pode-se personalizá-lo de acordo com as preferências do cliente, que escolhe tipo e ponto da carne, seu peso e outras especificações.
Este segmento permite ainda muita experimentação. Por exemplo, hambúrgueres sem carne, com queijo empanado no seu lugar, imediatamente chamam a atenção. Sem contar que são saborosos e ideias para pessoas com dietas sem carne.
5 – Lanches vegetarianos e veganos são tendências no mundo dos hambúrgueres
Por fim, não podemos deixar de destacar os hambúrgueres vegetarianos e veganos, uma tendência nas hamburguerias de todo o mundo.
Isto porque cada vez mais os clientes estão buscando opções de alimentos mais saudáveis e éticas. Assim, as hamburguerias estão respondendo a essa demanda com uma variedade de opções sem carne, e outros produtos de origem animal, em seus menus.
Além disso, muitas hamburguerias estão oferecendo opções sem glúten e sem lactose para atender às necessidades alimentares específicas de seus clientes, sejam eles veganos ou não.
Estas opções colocam na mesa uma variedade de sabores e texturas que se perdem no lanche com carne. Hambúrgueres de quinoa, cogumelos grelhados e legumes, que são deliciosos e nutritivos, estão entre os mais comuns. Portanto, aproveite essas tendências no mundo dos hambúrgueres e deixe seu negócio ainda mais interessante e gostoso!