Segundo pesquisa da Global Payments Report divulgada em 2022, até 2025 as vendas por meio de comércio eletrônico devem crescer 55% em todo o mundo. Assim, os negócios que quiserem se destacar da enxurrada de concorrentes precisarão se adaptar as novas tendências do e-commerce, começando já em 2023.
Novas tecnologias e aperfeiçoamento de ferramentas já conhecidas estão chegando ao mercado a uma velocidade quase que assustadora, e tudo isso acontece com uma mesma justificativa: facilitar processos e diminuir o tempo gasto em atividades que não são de lazer.
Nos negócios online, por exemplo, várias ferramentas são essenciais para tornar a experiência do usuário mais agradável, já que otimizam jornadas dentro de sites e aplicativos, aumentando consideravelmente as chances de conclusões de vendas.
Portanto, não, não há como fugir da revolução do e-commerce, e toda a empresa que quiser sobreviver nesse meio precisa estar antenada às novidades.
Assim, nós separamos algumas das tendências para o e-commerce em 2023 que se adotadas, prometem aumentar de forma considerável o faturamento de diversos negócios.
Cashback
A adoção do cashback por diversas plataformas online é, sem dúvidas, a maior tendência do e-commerce em 2023.
Nesse modelo, uma parte do que é gasto pelo consumidor dentro da plataforma online, é devolvido em formato de crédito ou de um valor em conta bancária.
Atualmente existem várias plataformas que facilitam a adoção dessa tendência por negócios, como o Méliuz, o Cuponomia, entre outros.
Integração de Canais de Vendas
Uma das maiores tendências do e-commerce em 2023 é a integração de canais de vendas.
Ou seja, muito mais do que estar presente em mais de um canal de venda, é importante que os negócios integrem a sua comunicação, estoques, e outras questões pertinentes à vendas e clientes para que não haja desencontro de informações.
Em relação aos clientes, o simples fato de não precisar repetir informações sobre um problema já relatado, já que isso já foi computado em uma base de dados, aumenta a satisfação do cliente, possibilitando a conclusão de uma compra, ou mesmo uma recompra.
Precificação conforme a plataforma
Muitos empreendedores além de ter um e-commerce próprio, também realizam vendas em plataformas que cobram algumas taxas para serem utilizadas.
Assim, é necessário adequar os valores dos mesmos produtos para cada um desses canais de venda. Dessa forma, o empreendimento não diminui seu faturamento, e ainda aumenta a gama de clientes devido a estar presente em mais de um canal online.
Processos logísticos curtos
Com conglomerados como Mercado Livre realizando entregas em apenas algumas horas em localidades remotas, o consumidor se acostumou ao imediatismo e exige prazos de entrega curtíssimos ao realizar uma compra online.
A boa notícia disso para o empreendimento é que em muitos casos, as pessoas estão dispostas até mesmo a pagar mais caro para receber seus produtos mais rápidos.
Assim, é necessário adequar os processos logísticos do negócio para atender essa tendência, e com estratégia, é possível até mesmo faturar mais por causa disso.
Chatbots
Atualmente são raros os casos de dúvidas ou problemas de clientes que não conseguem ser resolvidos por meio de atendimento automatizado ao invés de um atendente humano.
Assim, fazer a adoção de chats no e-commerce é uma das tendências que vem ainda mais forte em 2023, com muitas empresas investindo inclusive em Inteligências Artificiais que podem personalizar ainda mais o atendimento ao usuário.
Pix
O grande trunfo do Pix para o negócio e para o consumidor, é que essa ferramenta trabalha de modo instantâneo.
Assim há benefícios para ambas as partes já que, ao concluir a compra o empreendimento recebe o pagamento em conta na hora, e o consumidor não precisa aguardar por longos minutos, horas ou mesmo dias (em comparação ao boleto) para sua comprar ser aprovada.
Lembre-se: imediatismo é palavra-chave em qualquer compra feita pela internet.
Em 2023, além dos pagamentos convencionais por Pix, a modalidade de Pix Parcelado também será uma das grandes tendências do e-commerce. Por isso, é uma boa ideia já ir pensando em como adotar esse formato no seu negócio.
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