Buscando inserir cada vez mais ações sustentáveis em sua marca, o tablet da Natura conta com tecnologia que libera fragrâncias para substituir os catálogos comuns em suas lojas. A iniciativa tem como objetivo diminuir gradativamente o uso dos folhetos de papel e das amostras de perfume.
No primeiro momento, o aparelho inovador deve chegar até as 60 lojas próprias da Natura até o final desse ano, porém isso é só o início dessa nova era tecnológica. A marca pretende inserir a tecnologia em toda a sua rede de vendas, por tanto, em breve irá disponibilizar os tablets para as suas mais de 1 milhão de consultoras.
O chamado “aroma digital” foi desenvolvido pela Noar, startup brasileira do ramo da inovação. Segundo a CEO da empresa, Cláudia Galvão, a ideia era fazer com que os catálogos em papel, não sustentáveis, acompanhassem as transições do mundo digital. Ou seja, isso pode revolucionar a forma com que são entregues as Revistas da Natura, um artefato que sempre caracterizou o ramo da revenda porta a porta.
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Como resultado das pesquisas e testes, surgiu o tablet a ser utilizado pela Natura que conta com micro cartuchos de perfume inseridos em um compartimento do aparelho. Quando selecionada a fragrância, o dispositivo lança o perfume no ar através de uma pequena abertura.
O diferencial é que se trata de um ar seco, é possível cheirar os perfumes um após o outro sem confundir o olfato”, diz Galvão.
A empresária já atua com inovação no mercado de beleza e cosméticos há 10 anos. Ela foi a criadora das microcápsulas de perfume que também são usadas nas vendas por catálogo.
Além do tablet, a Natura também desenvolveu um aplicativo para facilitar a escolha de aromas conforme o gosto individual de cada clientes. A partir de algumas escolhas simples, o aplicativo customiza a seleção de perfumes mais indicada para o cliente.
Ações sustentáveis também chegam as embalagens físicas de perfumes da Natura
Além dos tablets com “aroma digital” para diminuir a necessidade dos catálogos, em uma parceria com a Heineken a Natura utilizou copos de plástico usados no Rock in Rio 2019 nas embalagens do perfume ‘Humor!’
A iniciativa das empresas reciclou mais de 10 toneladas de copos descartados durante o festival. Com o processo, o material se transformou em tampas das embalagens da famosa fragrância da Natura.
Além da Heineken a empresa também contou com a parceria de cooperativas locais de reciclagem. Essas cooperativas são as responsáveis por dar um destino adequado a todo o material plástico utilizado no evento.
Após uma grande operação de transporte e produção, as consultoras da marca já podem oferecer as embalagens de Humor com material reciclado aos clientes.
Segundo a Natura, essa ação só reafirma o quão possível é fazer com que o lixo plástico seja menos danoso ao meio ambiente.
Nosso objetivo é provocar escolhas conscientes, incentivando o consumidor não só a optar por um produto que é fruto da reciclagem e que possa ser usado como refil, como também a fazer o descarte correto de seus resíduos“, afirma Laís Sotero, gerente de Cultura e Branding da marca.
Fonte: Blog Natura
Natura faz parte do Compromisso Global para diminuição de plástico
Essa ação de reciclagem da marca de cosméticos pode ter ligação direta com o Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico, assinado pela mesma em 2018.
O Compromisso assinado por outras 250 organizações ao redor do mundo, tem por objetivo acabar com o desperdício e a poluição que o plástico causa.
Entre as metas do acordo estão a eliminação do uso de embalagens desnecessárias e a migração para os modelos de reutilização e reciclagem até 2025.
Antes mesmo do acordo, a Natura já era reconhecida como a primeira marca do Brasil a colocar os refis no mercado do país. O trabalho com esse tipo de embalagem iniciou em 1983 e desde então já são mais de 100 itens que podem ser reutilizados pelos consumidores.
A Natura é ancorada nos assuntos ambientais há 30 anos e frequentemente instaura iniciativas sustentáveis de cuidados e prevenção ao meio ambiente. No início do mês de setembro, por exemplo, uma ação de conscientização simulou um incêndio no Parque Ibirapuera de São Paulo.