Em muitas cidades do Brasil, as entregas realizadas por supermercados são tradicionais já há muitos anos. No entanto, com o passar dos anos, até mesmo esse serviço foi atualizado e surgiu o supermercado delivery, onde além de a entrega a domicílio o cliente pode fazer suas compras de forma remota.
O modelo já vinha sendo adotado por muitos estabelecimentos, inclusive grandes redes de supermercados do país criaram plataformas para oferecer essa possibilidade aos clientes. Desse modo, com a chegada da pandemia e a impossibilidade de muitas pessoas saírem de casa para efetuar suas compras, houve uma aceleração nesse processo de aderência, e cada vez mais estabelecimentos tem buscado formas de oferecer essa opção.
Atualmente, as maiores vantagens de se instalar um serviço como esse no negócio são a comodidade e a segurança para o consumidor e também para os colaboradores do supermercado. Ambos são fatores que agregam valor a marca e podem ajudar na fidelização de clientes.
Se você está pensando em oferecer um serviço como esse, mas não sabe muito bem como, nesse artigo a gente esclarece alguns pontos primordiais.
Realize uma pesquisa de interesse – Supermercado Delivery
Antes de iniciar o investimento em um sistema delivery, o ideal é realizar uma pesquisa para saber se a sua clientela realmente teria interesse em utilizar um serviço desse tipo.
Para isso, você pode criar pesquisas online nas páginas em redes sociais do estabelecimento e também no supermercado de forma física, pedindo para o cliente preencher um pequeno questionário sobre o assunto.
Como incentivo para ter um bom número de respostas, é interessante oferecer um brinde ao cliente que responder ou um sorteio para limitar tudo a um único prêmio.
Essa etapa é bastante importante, pois com ela é possível mensurar a viabilidade de implantar ou não o serviço no estabelecimento.
Planeje de que forma você irá receber os pedidos
Ao implantar o formato delivery, uma das coisas mais importantes a se atentar é de que forma o estabelecimento irá captar os pedidos.
O ideal é contar com uma plataforma online e aplicativo onde os clientes possam consultar o estoque de produtos e escolher todos aqueles que precisa. Nessa mesma loja virtual é interessante também que o cliente possa efetuar o pagamento pelas compras, sem depender de o entregador precisar andar constantemente com a máquina de cartão ou troco em dinheiro.
Caso não seja possível para o empreendedor investir agora em uma plataforma própria para pedidos, é possível realizar parcerias com aplicativos como o iFood e o Rappi.
Por último, apesar de um pouco mais complicado de se organizar a logística, para estabelecimentos menores também é possível receber os pedidos pelo WhatsApp Business.
Controle de Estoque – Supermercado Delivery
Ao oferecer um serviço de delivery de supermercado é preciso ter uma boa ferramenta de controle de estoque. Isso porque, além dos atendimentos delivery, a maioria dos estabelecimentos continuará oferecendo os atendimentos presenciais.
Com um bom controle de estoque o empreendedor não corre riscos de lidar com desencontro de informações no momento de realizar o balanço, além de saber sempre quais os produtos estão saindo melhor.
Equipe para atender o Delivery
Para que não hajam problemas e confusões no recebimento de pedidos e programação de entregas, é preciso organizar uma pequena equipe que cuide apenas desse setor.
Dessa forma, será necessário ao menos um atendente para fazer a recepção de pedidos, organização de mercadorias e planejamento logístico de entregas, e pelo menos um entregador. Após o período inicial, quando a loja começar a ter mais demanda pelo serviço, certamente será preciso contratar mais algumas pessoas.
O mais importante aqui é não deixar que a experiência de compra do cliente seja prejudicada por demora na entrega, erros de produtos solicitados, ou falta de cuidado com o armazenamento certo das compras para entrega.
Por exemplo, é muito importante que o responsável pela separação do pedido tenha bom senso na hora de lidar com os produtos que precisam ficar armazenados em baixas temperaturas como é o caso de carnes e laticínios.
Dessa forma, em pedidos onde houverem esses ou outros tipos de produtos rapidamente perecíveis, é necessário que se dê prioridade no momento da entrega ou que os mesmos sejam armazenados em recipientes de transporte refrigerado.
Formato de entregas de mercadoria
Para realizar as entregas dos pedidos realizados o empreendedor pode optar por duas alternativas.
A primeira é realizar a contratação de entregadores próprios, além de um veículo de entregas para ser utilizado pela empresa. Nesse formato a maior vantagem é o total controle do estabelecimento sobre como os produtos estão sendo armazenados até chegar ao cliente e a cordialidade do entregador que deve seguir os padrões exigidos pela empresa.
Já na segunda opção, o empreendedor pode optar, como já dissemos acima, por uma parceria com aplicativos de entregas. No entanto, nesse formato podem haver algumas limitações com o tamanho das compras. Por exemplo, a entrega por motociclistas só poderá ser realizada em compras de poucos itens. Da mesma forma, se a entrega for limitada a um veículo de passeio, poderá ser atendida uma pessoa por vez.
Dessa forma, é preciso avaliar qual opção melhor se encaixa no objetivo do estabelecimento.
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Esses foram os principais pontos a se prestar atenção no momento de inserir o serviço de supermercado delivery no seu estabelecimento. Lembre-se sempre de contar com um bom planejamento para evitar ao máximo os erros e prejuízos.
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