Dar vasão à uma ideia inovadora colocando-a em prática por meio de uma startup é sem dúvidas um ato de coragem. Afinal, poucos negócios são mais incertos do que esse modelo, e é por isso que nesse texto te daremos algumas dicas para conquistar investimento para a sua startup.
Startups podem ser resumidas como tipos de negócios de abraçam uma ideia com pouca ou nenhuma concorrência, mas que, por outro lado, lidam diariamente com a desvantagem de ter sua necessidade ainda pouco reconhecida.
Assim, é muito difícil fazer com que o negócio realmente decole apenas contando com o capital inicial do(s) idealizador(es). Por isso é essencial conquistar a atenção de interessados com aporte financeiro suficiente para o investimento na ideia, e nesse texto nós tentaremos te ajudar dando algumas dicas valiosas.
Dicas para conseguir investimento para uma startup
De fato, convencer quem tem potencial investidor à dar suporte para uma ideia com poucos (ou nenhum) exemplos de sucesso no mercado, não é tarefa fácil.
Assim, independente do alvo, o empreendedor precisa ter em mente que precisará fazer de tudo para convencer o mercado de que sua ideia é cabível, sustentável e pode dar frutos de maneira rápida.
Confira a seguir algumas dicas que poderão ajudar a despertar o interesse de instituição, e resultar em investimento para a sua startup.
Busque contato com investidores de nichos parecidos com o seu
Sim, sua ideia pode ser única, mas ainda assim ela atente alguma área do mercado.
Portanto, a primeira tentativa para obter investimento para sua startup é a mais óbvia: apresentar a sua ideia de negócio à quem já investiu em outros empreendimentos de mesmo nicho.
Portanto, coloque seu modo pesquisa em prática e busque saber os nomes de empresas ou investidores anjos a quem você possa recorrer.
Apresentar um protótipo é um ponto a mais
Se a sua startup tem como carro chefe um produto, o ideal é que, ao busca por investimento você tenha um protótipo para apresentar em suas reuniões de negócios.
Além do protótipo, tenha muito clara qual a proposta de valor do seu negócio, deixando claro como o seu produto poderá gerar retorno financeiro aos investidores.
Essas afirmações devem ser sustentadas com o uso de um bom plano de negócio, tópico seguinte dessa lista.
Plano de negócio bem estruturado é obrigatório
Você jamais conseguirá qualquer tipo de investidor se não tiver um plano de negócio pronto e muito bem estruturado.
Em reuniões com instituições financeiras ou possíveis investidores, apresente um plano de negócios bem elaborado e com projeções realistas.
É essencial mostrar o que realmente o negócio pode alcançar, pois caso haja uma projeção exagerada, acredite: o investidor vai saber.
A apresentação de um projeto de retorno realista ajuda a transmitir credibilidade e confiança aos investidores.
Eventos de Networking
Uma das melhores formas de encontrar pessoas interessadas em investir na sua ideia de startup é em feiras e eventos voltadas à empreendedorismo.
A ideia desses eventos é justamente criar networking entre empreendedores e possíveis investidores anjos. Para além disso, a troca com outros desenvolvedores de ideias, pode enriquecer muito a jornada do negociante e apresentar insights para o seu negócio.
Aceleradoras podem ser a melhor escolha para a sua startup
Por fim, se inscrever em processos seletivos de aceleradoras, pode ser a melhor escolha para realmente levar o negócio para frente.
Aceleradoras de startup são organizações com o objetivo de ajudar negócios emergentes a crescerem rapidamente.
Além de mentoria e suporte em várias áreas da startup, essas organizações também fornecem um investimento inicial em troca de terem participação na empresa. A meta é que com isso, a startup alcance maiores investidores e cresça cada vez mais.
No Brasil existem várias aceleradoras de startup que podem servir como a porta de entrada para o mundo dos negócios bem-sucedidos.
CONFIRA Também:
Startups focam em público masculino com diversos produtos e prevêem ótimo faturamento em 2023