Algumas empresas possuem uma marca super forte, onde ao pensar em um produto, elas são as primeiras opções que vem à cabeça ou fazem sucesso. Essa lembrança é criada por meio de elementos, como frases, imagens e cores, e são chamadas de slogan.
Diversas marcas populares são lembradas por seu slogan, e se você tem uma marca, criar um slogan pode ajudar muito que a mesma tenha sucesso.
Slogan: o que é e como ele pode ajudar a sua marca a ter sucesso
O slogan é uma frase de efeito muito utilizada no marketing com o objetivo de contribuir com a memorização de uma marca no imaginário do público.
É uma das práticas mais antigas utilizadas por negócios que buscam atrair e fidelizar clientes, pois se trata de uma expressão que deve ser única e diferencial, além de destacar a sua marca em meio aos concorrentes.
A principal ideia do slogan é fazer com que o consumidor se lembre da sua marca em primeiro lugar quando surgir uma necessidade de consumo que esteja relacionada com o seu produto ou serviço.
Ele atua diretamente na forma como o público olha para o seu negócio, além de ser muito importante para atrair clientes.
Mas afinal, como criar um slogan?
Veja a seguir o passo a passo para criar um:
Conheça o seu público alvo
O primeiro passo para começar o processo de criação é identificar quem é o seu público alvo. A partir disso, você saberá qual o tipo de comunicação faz sentido com o perfil de consumidor que deseja atingir.
Defina a mensagem que você quer transmitir
Em seguida, defina o teor da mensagem que deseja transmitir por meio do slogan. Pense na forma que a sua marca representa para o seu público.
Mostre o melhor do seu negócio
Você deve pensar no seu negócio como o melhor em todo o seu nicho de mercado. O slogan deve transmitir ao público que a sua empresa é a escolha ideal para ele.
Trabalhe bem o seu branding
O branding é uma estratégia de gestão de marca que visa garantir que a empresa seja percebida e lembrada pelos clientes de forma positiva.
Faça uma lista de palavras e considere as rimas
Separe palavras que fazem sentido com o seu produto ou serviço e teste combinações e frases de efeito com as mesmas.
As rimas por sua vez costumam ser de fácil memorização e cativantes, podendo ser uma boa alternativa.
Pense em um slogan de fácil memorização
Por fim, busque criar um slogan que seja de fácil memorização. Dessa forma, ao ouvir ou ler a frase, o público pensará automaticamente na sua marca.