A Shopee ganha todos os dias novos clientes e com isso o número de anunciantes na plataforma também cresce. Para conseguir se destacar de tantos players na plataforma é essencial ter uma ótima reputação na Shopee.
Mas como é que se consegue ser bem avaliado nesse marketplace?
Diferente do Mercado Livre que possui um gráfico da reputação do vendedor, na Shopee os parâmetros de avaliação dos vendedores não estão reunidos todos no mesmo local. Com isso o cliente precisa se esforçar um pouco mais para saber se tal vendedor é bom ou não.
Claro que isso não significa que o vendedor pode relaxar, afinal a plataforma dá preferência de exposição para os vendedores melhor avaliados.
Veja a seguir algumas dicas de como conseguir ter uma ótima reputação na Shopee e dessa forma vender muito mais.
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Responda as dúvidas de clientes – Reputação Shopee
Na Shopee, assim como no Mercado Livre, os clientes têm um espaço dentro dos anúncios para deixar suas dúvidas sobre o produto que está sendo vendido. Responder a essas dúvidas no menor tempo possível é algo que ajuda muito a construir uma boa imagem de vendedor na plataforma.
Isso acontece porque ao ter sua dúvida esclarecida em pouco tempo na Shopee, as chances de o interessado fechar a compra com esse vendedor são muito grandes.
Além disso, a quantidade de perguntas respondidas e a média de tempo de cada resposta ficam expostas para que os clientes possam ver. Sendo assim, esse é um critério considerado pelo consumidor na hora de medir a confiança e a preocupação do vendedor com seus clientes.
Nunca envie encomendas com atraso
Após efetuar uma venda, a Shopee estipula até 3 dias úteis para que o vendedor realize a postagem da mercadoria nos correios. Caso o vendedor ultrapasse esse prazo, a plataforma aplica pontos de penalidade ao vendedor. Esses pontos são conhecidos como “Taxa de atraso de envio”.
O atraso no envio das encomendas, além de aumentar muito as chances de o comprador receber sua compra além da data limite estipulada, e com isso se sentir insatisfeito, baixa automaticamente a avaliação do próprio site em relação ao vendedor. Ou seja, a plataforma pune o anunciante retirando alguns benefícios do mesmo.
Entre essas punições estão o banimento das campanhas de marketing do vendedor por até 28 dias, impossibilidade de descontos de frete e baixa no ranking de seus anúncios.
Tudo isso junto afeta negativamente a reputação geral do vendedor dentro da plataforma.
Seja muito transparente e evite cancelamentos e devoluções
Outro motivo para as punições da Shopee citadas anteriormente que podem prejudicar muito a reputação geral do vendedor é o alto número de devoluções e cancelamentos de vendas.
A plataforma faz um ranking semanal para calcular a média desse tipo de ocorrência. Caso os números ultrapassem os 10% das vendas, o anunciante é punido com a “Taxa de não cumprimento” que em suma resulta nas mesmas punições que já citamos.
É importante ter em mente que além da “cobrança” da própria plataforma, ter produtos de má qualidade ou que não sejam exatamente o que o cliente espera ocasiona a baixa reputação do anunciante de qualquer forma. Isso porque os clientes podem avaliar suas compras e o vendedor com uma nota ruim, o que baixa a média geral de avaliações da sua loja.
Sendo assim, o melhor é sempre ser muito transparente com seus clientes e jamais tentar passar “gato por lebre”.
Para saber mais sobre os sistemas de taxas de punição da Shopee, veja esse link.
Classifique o cliente – Reputação Shopee
Sempre que um cliente completa uma compra a Shopee dá ao vendedor, a chance de avaliar esse cliente. Mesmo não sendo um processo obrigatório, é muito indicado que o vendedor faça isso.
A avaliação do cliente faz com que o mesmo se lembre de também avaliar a compra que fez com você. Isso porque sempre que você avalia o seu cliente o mesmo recebe uma notificação no e-mail sobre isso. Automaticamente ele também pode deixar a própria avaliação em relação a experiência de compra que ele teve.
Ter avaliações de clientes é essencial, pois é isso que constrói a sua reputação e a reputação individual dos seus produtos na plataforma. Dessa forma, sempre busque incentivar os seus clientes a deixar esse feedback.
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