Refil de produtos Natura – Como funciona? Como usar e vender

refil natura

O movimento Refil da Natura é uma campanha da marca que estimula a preferência pelos produtos vendidos em embalagens reutilizáveis afim de diminuir o descarte de plástico no planeta.

A marca foi a pioneira no Brasil ao oferecer cosméticos em embalagens sustentáveis, em 1983, e fez parte de uma série de medidas socio-ecológicas da Natura. Tais iniciativas foram determinantes para colocar a empresa no 14º lugar do ranking de indústrias mais sustentáveis do mundo, segundo o Fórum Econômico Mundial.  

Mas como aderir a esse movimento? E para quem trabalha com a revenda que argumentos trabalhar para estimular a aquisição dos produtos de refil da Natura?

Quais são os produtos de refil da Natura

Ao todo, são disponibilizados 110 produtos da Natura com refil. Nessa quantia incluem-se:

  • Desodorantes;
  • Shampoos e condicionadores da linha De Plant e Ekos;
  • Perfumes mamãe e bebê;
  • Hidratantes para a pele;
  • Linha de perfume Biografia;
  • Linha de perfume Humor;
  • Linha de sabonetes Ekos.
  • DEO corporais;
  • Pó compacto Aquarela;
  • Chronos;
  • Água Micelar purificante
  • Demaquilante Bifásico;
  • Espuma de limpeza suave
  • Polpa de desodorante;
  • Sabonetes;
  • Óleo Trifásico;
  • Sabonete cremoso par as mãos erva doce;
  • Desodorante corporal de rosas e amêndoas doces;
  • Máscaras de tratamento;
  • Linha Mamãe e Bebê.

<< Clique aqui para acessar a Revista Natura Digital e conferir valores>>

Cada um desses produtos são criados seguindo diretrizes de sustentabilidade. Sendo assim, há várias linhas que garantem ainda outros benefícios para o planeta. São eles:

  • Ekos Frescor: embalagens são feitas de plástico 100% reciclável, o que representa uma redução no descarte de lixo equivalente a 5 milhões de garrafas pet por ano;
  • Tododia: a linha inteira contém refis estilo sachê e embalagens com 85% menos plástico do que o padrão;
  • Chronos: a marca de referência para cuidados com a pele da Natura também garante embalagens econômicas e de baixo impacto, sendo a única marca de cremes anti-sinais que garante tal alternativa.
todavida refil natura refil sou natura refil ekos natura

Como usar os produtos de refil

Para usar os refis inteligentes da Natura basta retirar o produto contido no interior da embalagem. Como são desenvolvidas somente pra facilitar o armazenamento, e não o uso. Muitas pessoas preferem colocá-los em outros potes.

Quem já faz o uso contínuo de produtos da natura, tais como sabonetes líquidos, desodorantes corporais ou hidratantes corporais pode colocar dentro das embalagens de plástico duro.

A ideia é muito semelhante ao que ocorre no mercado alimentício, com os refis de molhos e maionese, por exemplo.

Quantas vezes posso usar a mesma embalagem?

Alguns produtos de refil possuem conselhos na própria embalagens que determinam um limite de trocas – é o que acontece com o perfume Kaiak, por exemplo. A recomendação da marca é que seja refilado, no máximo, 10 vezes.

Essa limitação ocorre porque as embalagens de perfume em spray possuem uma válvula. Ao usá-los muitas vezes pode ser que comece a aparecer sinais de danos, o que pode prejudicar o uso correto do produto.

Se você não liga muito para essas questões, basta relegar a recomendação. Ainda assim, é sempre bom prestar atenção aos conselhos da marca para evitar más experiências.

Quem é revendedora Natura deve ter ainda mais cuidado em repassar essas informações para as clientes, uma vez que esses detalhes costumeiramente passam desapercebidos pelo usuário final.

refil da natura

Dicas para consultores da Natura vender Refis inteligentes

Os refis inteligentes da Natura são opções atrativas, principalmente pelo preço que é mais em conta do que as versões com embalagens tradicionais.

Contudo, propagandear o uso desses refis inteligentes não é benéfico somente para o ambiente, mas também ao consultor. Isso porque essas embalagens representam um diferencial próprio da Natura, o qual pode ser usado na argumentação da venda.

Mas como colocar isso em prática? Eis, abaixo, alguns argumentos de venda que te ajudarão a vender os refis da Natura ou usá-los para conquistar novos clientes.

1 – Procure vender para pessoas que tem a sustentabilidade como um valor

Devido as ações de sustentabilidade da Natura a marca angariou um público-alvo muito envolvido com as causas ambientalistas. Seguindo essa perspectiva, acaba sendo muito mais fácil vender um produto da empresa para pessoas que dão valor a essas iniciativas.

Usando a internet é possível encontrar pessoas que possuem esse envolvimento e, com uma abordagem persuasiva, você pode convencê-la a comprar contigo alguns produtos da marca.

Outra ideia que se aproveita dessa oportunidade é realizar um evento ou convidar palestrantes para debater sobre o tema da sustentabilidade. Ao final, você deve montar uma exposição de produtos e prospectar vendas com os participantes, pessoas que você já conhece o perfil.

Observação: não se esqueça que para adquirir os produtos em formato de refil inteligente é preciso selecionar essa opção no momento de fazer o pedido Natura.

refil natura

2 – Trabalhe a ideia da sustentabilidade

Durante a venda do produto saiba dizer quais são os benefícios daquela peça, nem que seja necessário criar alguns panfletos para te ajudar na argumentação.

Uma pessoa pode ficar em duvida ao comprar uma linha ou outra de perfume. Contudo, ao saber que a embalagem de um deles tem 85% menos plástico e que, após a primeira compra poderá economizar até 50% com as versões de refil fica muito mais convincente, não é mesmo?

[VEJA TAMBÉM: COMO LUCRAR MAIS DE 100% COM A NATURA]

3 – Trabalhe a ideia da economia

Os refis inteligentes também possuem uma boa saída por serem mais baratos. Lembre-se de reforçar essas diferenças na hora da venda, pois podem ser essenciais para diferenciá-los dos principais concorrentes.

4 – Colete os dados dos clientes para vender sempre

Sempre que vender um refil de um produto de uso contínuo anote os dados do cliente e a data da compra. Com uma estimativa mediana é possível saber quando o produto está acabando e oferecer um novo refil para a pessoa.

Rafaela Trevisan CortesJornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin
Veja mais ›
Fechar