Quem possui uma empresa, especialmente de pequeno ou médio porte e microempreendedores, sabe dos desafios de começar um negócio. E se as dificuldades são muitas nesta parte, uma vez que a empresa já está rodando, fazê-la crescer pode se mostrar ainda mais complicado. Nestes momentos ter instituições que te apoiam é essencial, e a redução de juros da Caixa vem para deixar essa relação ainda mais forte.
A notícia, anunciada nos meados deste mês, foi recebida com empolgação pelo setor empresarial. O corte foi significativo, reduzindo expressivamente as taxas de juros ao mês. Além disso, foi dado ainda mais condições aos empresários conquistarem o necessário para iniciar seus empreendimentos ou fazê-los crescer ainda mais.
Se você é MEI, ou tem uma micro ou pequena empresa, vale a pena entender mais sobre essa redução e quais linhas de crédito ela afeta. Assim estará preparado para filtrar as opções e escolher aquela que te dará o melhor suporte!
Redução de juros da caixa para Micro e Pequenos Empreendedores
No dia 11 de Abril de 2023 foi anunciada pela Caixa Econômica Federal uma redução expressiva na taxa de juros aplicada para micro e pequenas empresas. A iniciativa, feita em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), irá oferecer condições mais confortáveis para estes empreendedores acessarem linhas de crédito.
A redução dos juros será de até 33% e beneficiará cerca 2,1 milhões de empreendedores brasileiros associados da CACB, que atuam nos mais variados setores. Estes são microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões anuais.
Com esta redução a Caixa e a CACB visam garantir os empreendedores e empresas maior capacidade de crescimento e manutenção. Principalmente neste período de recuperação da economia após a pandemia de COVID-19.
Uma vez que as taxas de juros elevadas travam significativamente a capacidade destes setores mais frágeis de realizarem seus projetos, a redução é muito bem vinda.
Linhas de crédito afetadas pela redução de juros da Caixa
Os seguintes formatos de crédito sofrerão redução de juros, ficando mais atraentes para os microempreendedores e micro e pequenas empresas:
- Linhas de capital de giro: as taxas de juros para este modelo, que visa permitir às empresas atenderem demandas mais urgentes que influenciam diretamente em sua manutenção, agora iniciam a partir de 1,21% ao mês (a.m.).
- Compra de maquinário: créditos para investimentos em máquinas e equipamentos terão taxas de juros a partir de 1,34% a.m.. O que facilita a escalabilidade dos negócios e crescimento deles.
- GiroCAIXA FAMPE: este formato de crédito é semelhante às linhas de capital de giro. No entanto, não possuem a necessidade de apresentação de garantia pelo tomador com relação à destinação, também terá condições especiais a partir de agora, com taxas de juros a partir de 1,87% a.m.
Outras vantagens para associados CACB
Por fim, além dos juros reduzidos para crédito solicitados pela Caixa Econômica Federal, os associados da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil têm ainda diversos outros benefícios.
Entre eles estão a gratuidade na anuidade do cartão de crédito no primeiro ano após ativá-lo. Além de: redução de até 30% no Convênio de Cobrança Bancária, condições especiais no cheque empresa e na folha de pagamento e atendimento especial nas agências da CAIXA.
A CACB como organização é formada por federações comerciais de todos os 26 estados da federação e do Distrito Federal. Ela reúne associações representantes de diversos setores da economia, como indústria, agropecuária, serviços e comércio.
Ainda assim, sua representação alcança empreendedores e empresas de todos os portes, desde grandes conglomerados até pequenos empresários e profissionais liberais. Assim, com sua atuação na redução de juros da Caixa ela mostra sua força e capacidade em apoiar o empresariado brasileiro.