Hoje em dia, é difícil não ouvir falar em “inteligência artificial”, pois essa tecnologia está presente em quase tudo atualmente, sendo expandida para mais e mais áreas, incluindo redes de fast food.
Sim, você leu corretamente, uma rede de fast food nos EUA está planejando em implementar atendentes virtuais nos seus estabelecimentos, principalmente os de Drive-Thru para atender aos seus clientes. Confira tudo aqui no Revendedor!
Rede de Fast Food dos EUA planeja em usar inteligência artificial
Atualmente, a rede de Fast Food Wendy’s planeja em utilizar inteligências artificiais para atender os seus clientes nos seus estabelecimentos, principalmente nos que são do tipo Drive-Thru. A previsão para lançar a inteligência artificial é em junho desse ano.
Recentemente, o jornal The Wall Street Journal revelou que um chatbot está sendo desenvolvido pela empresa em parceria com o Google, que está planejado para ser implementado nas unidades da rede fast food pertencentes a Wendy’s nos EUA, começando pelo estado de Ohio.
Segundo as informações que foram disponibilizadas sobre o chatbot, ele poderá receber pedidos verbais dos seus clientes, tornando o atendimento mais rápido e também reduzindo os tempos de espera, que podem ficar bem longos.
Além disso, a inteligência será programada e funcionará seguindo um modelo de “Large Language Model”, que em português significa “Modelo de Linguagem Grande”, que é um tipo de linguagem usadas pelas inteligências artificiais em que elas aprendem a gerar ou processar textos com base em exemplos de treinamento.
Como a ideia de usar inteligências artificiais em redes de fast food é relativamente nova (e como ela começou nos EUA), não se sabe se ela chegará no Brasil, mas nunca se sabe, pois quem sabe no futuro poderemos ver IAs sendo usadas em restaurantes brasileiros.
Como o chatbot funcionará
Para que a inteligência artificial funcione de forma eficaz, os engenheiros e programadores que estão criando o chatbot farão com que ele consiga entender e associar palavras usadas pelos clientes e funcionários da Wendy’s, como por exemplo: associar a palavra “Milkshake” a “Frosty”, que é um tipo de milkshake servido nos estabelecimentos, e associar “JBC” a “Junior Bacon Cheeseburger”.
E depois que o chatbot atender o cliente, o pedido irá aparecer em uma tela para os cozinheiros prepararem o pedido, que depois será entregue por um dos trabalhadores para quem pediu a comida.
Além disso, caso a inteligência não consiga realizar o atendimento, os clientes ainda poderão falar com uma pessoa para fazer o seu pedido.
Qual é o progresso no desenvolvimento da IA?
Embora a inteligência artificial ainda não tenha sido implementada nos estabelecimentos da rede de fast food, ela tem sido muito testada nos últimos meses, com os resultados dos testes sendo muito promissores.
Mas ainda não há uma data prevista até que todos os estabelecimentos da Wendy’s nos EUA passem a usar inteligências artificiais para atender aos seus clientes.
Kevin Vasconi, diretor das informações da Wendy’s, fez o seguinte comentário sobre a inteligência artificial: “É pelo menos tão bom quanto o nosso melhor representante de atendimento ao cliente, e provavelmente é em média melhor“.
Atualmente, cerca de 80% de todas as vendas da Wendy’s são feitas através de Drive-Thru, o que torna o uso de uma inteligência artificial para atender os clientes e agilizar o processo de entrega dos pedidos dessa modalidade uma ótima opção para eles.
Além disso, nesse mês de março, a empresa havia anunciado planos de reestruturação dos seus serviços e atendimentos, esperando que as futuras mudanças aumentem as vendas da empresa em grande quantidade até o ano de 2025.
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