Se você está buscando um modelo de mercado rápido para investir, ou simplesmente ficou curioso depois de ver o boom recente, aqui verá tudo sobre, incluindo quanto custa a famosa e renomada Oxxo.
Com apenas 3 anos de atividade no Brasil, esta rede rapidamente conseguiu conquistar o consumidor. Seus produtos selecionados garantem satisfação, e o alto astral do marketing a conexão.
Assim sendo, saber a fundo como nasceu este fenômeno, e o necessário para abrir um em sua cidade, é o primeiro passo para se unir à uma esta rede de mercados magnífica!
Você já ouviu falar da Oxxo antes?
Desde o seu início humilde no México, até a expansão transnacional pela América Latina, a Oxxo percorreu um longo caminho. Este, marcado com sucesso invejável, a trouxe até o Brasil, que foi recebida com entusiasmo e deu à marca um amplo território para crescer.
Sua primeira loja oficial foi fundada ainda em 1968, mas sua história data de muito antes. Isto porque sua origem inicial se deu em 1890, criado por Eugénio Garza. O negócio familiar continuou até fins da década de 1960, quando precisou expandir.
O modelo de mercado adotado surgiu dessa expansão de um mercadinho local para uma rede de lojas com serviços e produtos diversos. O sucesso foi rápido, e no fim do milênio ela já contava com mais de 1000 lojas espalhadas pelo México.
Para alcançar tamanho sucesso a rede implantou com força o sistema mercado rápido – um local de estrutura mais enxuta, onde você visita para fazer compras simples e repor produtos de uso diário e básico.
Assim, oferecendo itens de padaria, lanches, bebidas, produtos de limpeza, frutas e itens básicos de mercearia, ele consegue atender tanto centros, até locais menores e periféricos.
Antes de chegar ao Brasil, a Oxxo já contava com mais de milhares de lojas na América Latina. Aqui, ela chegou inicialmente em São Paulo, e já conta com mais de 350 lojas localizadas no Estado.
Leia também: Franquia Quinta Valentina: quanto custa abrir uma? Descubra aqui!
O sucesso na expansão da Oxxo pelo Brasil
No Brasil a Oxxo inaugurou suas atividades em 2020, inicialmente na cidade de São Paulo. Com foco no centro, e bairros próximos, da maior cidade do país, a unidades começaram a pipocar.
Assim, em meados de 2022 já eram 128 lojas Oxxo abertas. A densidade delas virou meme na internet, o que foi levado com muito bom humor pela marca e seus representantes nas redes sociais.
Rodrigo Patuzzo, CEO do Grupo Nós, a joint venture entre a Raízen e a Femsa Comercio que controla a Oxxo, as brincadeiras, inclusive com a pronúncia do nome, são bem-vindas e ajudam no estabelecimento da conexão com o público.
O plano, à época, era chegar à marca de 300 lojas até março de 2023. Hoje, quebrando todas as projeções, o número de unidades abertas subiu ainda mais!
Quanto custa investir na Oxxo?
Não é de se espantar o interesse que a Oxxo atraiu para si depois de observar seus números. Afinal, sua estratégia de expansão foi extremamente bem planejada e executada, com um marketing moderno e modelo de negócios facilmente aplicável em qualquer lugar – tudo que uma marca de sucesso precisa ter.
Hoje o valor médio do investimento necessário para abrir investir na Oxxo é cerca de R$ 750.000,00. Além disso, para instalação de uma, a marca busca por terrenos de 90m², que comportem todos os serviços que seus mercados buscam ofertar.
Primeiramente, faz-se um estudo detalhado do mercado local, como deve ser. Envolve, por exemplo, análise profunda de mercado, para entender adequação ao mercado local. Segundo Rodrigo Patuzzo, este se compõe principalmente de mulheres entre 45 e 65 anos nos bairros, e jovens universitários.
Os hábitos de consumo esperados pela rede também são específicos. Como um mercado de parada rápida, eles visam aquelas pessoas que ficam no estabelecimento por poucos minutos, compras itens básicos que precisam repor semanalmente ou em uma emergência.
Assim, entender quanto a Oxxo custa e o tipo de nicho que ela busca ocupar, é possível perceber como seu plano de ataque foi bem feito. Dessa maneira, para quem possui capital e deseja um negócio de sucesso garantido, é uma boa oportunidade!
Que tipo de empresa é a Oxxo?
Por fim, algo que muitas pessoas já se perguntaram a respeito da Oxxo é se ela é uma marca franqueadora ou não. Surpreendentemente, a Oxxo não opera como uma franquia, já que a marca mantém o controle direto e a operação de todas as suas unidades.
A grande maioria das empresas (franqueadas) que existem atualmente permite que um franqueado, uma pessoa contratada pela marca, possa abrir uma unidade dela com o seu dinheiro próprio e a gerencie livremente, seguindo as normas e regras impostas pela marca.
Mas isso não ocorre na Oxxo! Afinal de contas, a marca não a categoriza como uma empresa franqueada e mantém a propriedade de todas as suas unidades. Além disso, ela não permite que uma pessoa abra uma unidade e a gerencie livremente, mesmo sendo com o dinheiro próprio da pessoa.