Quando é a Páscoa 2024? Tem feriado prolongado com a Sexta-feira Santa?

Quando é a Páscoa 2024 Tem feriado prolongado com a Sexta-feira Santa
Veja quando é a Páscoa 2024 e se ela forma um feriado prolongado com a Sexta-feira Santa.

Neste ano, a Páscoa está marcada para o dia 31 de março em 2024, trazendo toda a tradição e significado que envolve esta importante celebração.

Para quem gosta de aproveitar feriados e momentos de lazer, a pergunta que surge é: vamos desfrutar de um feriado prolongado devido à Sexta-feira Santa? Entenda essa e outras dúvidas relacionadas ao feriado da Páscoa e à Semana Santa que o precede.

Páscoa e Sexta-feira Santa são feriados?

A Sexta-feira Santa, que ocorre em 29 de março de 2024, se confirma como o único feriado nacional oficial durante a Semana Santa.

Este dia, tradicionalmente dedicado ao recolhimento, dita o início de um final de semana que para muitos se estende até o Domingo de Páscoa, criando, assim, um período de pausa nas rotinas de trabalho e estudo.

Mas é importante destacar que, ao contrário da Sexta-feira Santa, o Domingo de Páscoa não é um feriado. Portanto, para pessoas que trabalham aos domingos, por exemplo, esse acaba sendo um dia normal de trabalho.

Quinta-feira Santa é feriado também?

Diferentemente da Sexta-feira Santa, a Quinta-feira Santa, que em 2024 será no dia 28 de março, não é reconhecida como feriado nacional. Ela é tratada como um dia comum de trabalho, sem qualquer previsão legal que ampare uma pausa oficial.

Contudo, existe a possibilidade de negociação entre trabalhadores e empregadores para que este dia possa ser considerado como folga, desde que haja um acordo para compensação das horas não trabalhadas.

No setor público, alguns estados ou municípios podem decretar ponto facultativo ou até mesmo transformar esse dia em feriado local, o que deve ser sempre verificado junto aos decretos emitidos por governadores e prefeitos.

Como é o cálculo para definir o dia da Páscoa?

A data da Páscoa é um desses interessantes casos de eventos com datas móveis no calendário. Mas você sabe como é feito esse cálculo?

A metodologia segue um padrão que remonta a tradições antigas e cálculos astronômicos. O ponto de partida é a Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma – período de 40 dias até o Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa.

A Quarta-feira de Cinzas, por sua vez, é o dia seguinte ao término do Carnaval. Para quem gosta de planejar com antecedência os seus compromissos e festividades, essa conta é uma ferramenta bem prática.

Você também pode gostar de ler
Vendas de chocolate devem bombar na Páscoa 2024, revela pesquisa

Felipe MatozoJornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookInstagramLinkedinYoutube
Veja mais ›
Fechar