Qual a diferença entre Revendedor e Representante? Qual vale mais a pena?

(Imagem: LinkedIn Sales Solutions/ Unsplash)
(Imagem: LinkedIn Sales Solutions/ Unsplash)

Embora haja uma certa semelhança entre revendedores e representantes, principalmente nos requisitos para os cargos, existe uma grande diferença entre um revendedor e um representante, como vocês poderão ver a seguir.

Para esclarecer as suas dúvida sobre esses dois cargos, aqui explicaremos todas as diferenças entre um revendedor e um representante, de modo que facilita saber qual cargo vale mais a pena atualmente.

(Imagem: LinkedIn Sales Solutions/ Unsplash)
(Imagem: LinkedIn Sales Solutions/ Unsplash)

Qual é a função de um revendedor?

Uma pessoa que trabalha como revendedora de produtos faz a aquisição dos determinados produtos de uma empresa, para então fazer a revenda deles, estabelecendo assim a margem de lucros desejada.

Quem trabalha como revendedor possui uma liberdade grande de produtos para comprar e revender, como por exemplo: roupas, maquiagens, perfumes, cosméticos, entre muitos outros. O revendedor pode escolher qual dos segmentos é o melhor para ele e o que seja mais interessante para trabalhar.

Além disso, revendedores também podem montar o seu próprio negócio, utilizando as redes sociais para divulgar o seu negócio ou então abrindo uma loja física, podendo até contratar uma equipe para auxiliá-los nas vendas.

Na grande maioria das vezes, revendedores possuem um salário maior do que representantes, porém eles precisam manter um estoque dos produtos para conseguir atender as demandas dos clientes, o que pode acabar saindo um pouco caro.

Outra vantagem de ser revendedor é a autonomia que ele possui sobre o seu próprio negócio, com a pessoa tendo a liberdade de definir os seus próprios horários e escolher a forma que ela irá revender os produtos, com os revendedores podendo até mesmo atender em domicílio, ou seja, nas casas dos seus clientes.

Por fim, outra outra grande vantagem que os revendedores possuem é a facilidade para a compra e revenda dos produtos, pois a grande maioria das pessoas que atuam como revendedores vendem produtos de empresas e marcas famosas e que possuem uma presença grande no mercado, sendo mais fácil assim de encontrar os clientes interessados na compra dos clientes.

Qual é a função de um representante?

Como o nome já pode indicar, uma pessoa que atua como representante comercial nada mais é do que alguém que representa a imagem da empresa para qual ela trabalha.

Ao contrário de um revendedor, um representante não pode abrir um estoque de produtos imediatamente, pois geralmente eles fazem somente a entrega dos produtos que foram comprados pelo cliente, não participando das vendas.

Representantes recebem uma comissão sobre cada venda realizada, com eles também gerenciam as vendas realizadas pelos revendedores, e garantem que os clientes possuam uma boa relação com a empresa para qual eles trabalham.

E, da mesma forma que os revendedores possuem uma autonomia total dos seus trabalhos, representantes também possuem, pelo menos na grande maioria das vezes. Representantes também podem escolher os seus horários de trabalho e não precisam manter um estoque dos produtos, já que eles geralmente fazem as entregas para os clientes.

E isso não é tudo, pois representantes podem atuar em diversos segmentos, com eles podendo escolher aquele que seja melhor e mais interessante para eles, como por exemplo: moda, cosméticos, calçados, alimentos, entre outros. Além disso, representantes também podem escolher atender clientes varejistas e distribuidores.

Qual vale mais a pena: Revendedor ou Representante?

No geral, a escolha para ser revendedor ou representante varia e depende de muitos fatores, sendo que não há uma escolha perfeita para todas as situações. No entanto, ambas são boas escolhas para aqueles que querem ter uma autonomia maior sobre o seu próprio trabalho.

Se você souber bem os seus objetivos e metas, e se basear nas estratégias e indicadores corretos, ambos trabalhos podem ser muito lucrativos para você. Afinal de contas, é preciso que você escolha aquele que seja o mais vantajoso e mais acessível para você e seu negócio.

Eduardo Garcia PeresRedator para a WebGo Content desde 2022, escrevendo sobre diferentes assuntos para diferentes sites. Gosta de tecnologia e aprender sobre novos assuntos, além de aprimorar seu conhecimento no mundo dos negócios e empreendedorismo.
Veja mais ›
Fechar