Realizar pedidos de entrega por delivery é algo que muitas pessoas possuem como rotina, seja diariamente ou semanalmente. Mas nem sempre a entrega ocorre da melhor maneira possível, alguns problemas podem acontecer e trazer dor de cabeça.
Veja a seguir o que você deve fazer para evitar problemas com delivery!
Faça isso para evitar problemas com o Delivery
A demanda por aplicativos de alimentos e bebidas é alta, estima-se que as pessoas gastam muito nesse tipo de plataforma, e que é um hábito que veio para ficar, mesmo com a volta do atendimento presencial.
Os problemas de entrega mais comum, são:
- Entrega atrasada
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando o pedido é entregue após o prazo prometido, o consumidor pode negar o recebimento e exigir restituição do valor pago.
- Alimento errado
Caso você tenha pedido um produto e recebeu outro (ou não teve suas observações atendidas), isso se configura como descumprimento da oferta. O consumidor pode exigir a entrega do produto certo ou optar por cancelamento.
- Comida em má condição
Isso pode acontecer de diversas maneiras, seja um produto fora da validade, avariado, deteriorado ou nocivo à saúde. O reparo do alimento pode comprometer a sua qualidade, e o consumidor deve exigir a troca por outro em boas condições ou cancelamento da compra com devolução do valor pago.
Para você não ter problema com o delivery, siga essas dicas:
Verifique a comida logo na entrega, com a presença do entregador
Você pode recusar o recebimento se o produto estiver errado, danificado, ou receber uma comida fria.
Tire fotos
Se você não puder conferir logo na entrega, caso algo esteja errado, fotografe a refeição para comprovar o problema depois.
Reclame logo em seguida
Faça uma reclamação no aplicativo de entrega ou no restaurante imediatamente após o recebimento.
Tenha provas da reclamação
Anote o número do protocolo da reclamação ou tire ‘prints’ dos registros, isso será uma prova da sua queixa.
Não consuma o alimento
Não ingerir o produto é a melhor opção ao receber uma entrega diferente da escolhida ou danificada. Isso pode evitar problemas posteriores.
Reúna os comprovantes de toda a transação
As informações que você deve reunir são: número do pedido, produto escolhido, valores e prazo de entrega.
Se você tiver dúvida de falar com o restaurante ou aplicativo, saiba que: quando a entrega é realizada por um aplicativo, o lojista não possui muito controle sobre a qualidade de entrega, mas o cliente pode cobrar seus direitos tanto do aplicativo quanto do restaurante. Agora, se a entrega for realizada pelo estabelecimento, ele deve se responsabilizar pelo serviço prestado.