O setor de alimentação é um dos setores mais estáveis da atualidade, afinal, todos precisam se alimentar. E muitos empreendedores buscam abrir seu próprio negócio no setor. Se você deseja empreender com um negócio de alimentação, o ramo de salgadinhos pode ser o caminho!
Veja a seguir quais os principais pontos que você deve focar para começar um negócio no ramo de salgadinhos!
Empreenda abrindo um negócio no ramo de salgadinhos – esses são os principais pontos para você focar
Atualmente, é super fácil testar receitas até encontrar a ideal para você, existem milhões de receitas disponíveis na internet para você explorar.
Os alimentos caseiros são um caminho para conseguir complementar a renda ou começar um novo negócio. Eles podem ser fritos ou assados, e conseguem agradar a todos.
Você pode abrir um negócio de encomendas de salgadinhos de diferentes sabores e tamanhos, moldando-os da forma que o cliente preferir. Uma outra opção é vender consignado em lanchonetes, restaurantes, cafés, entre outros; venda por delivery ou abrir um espaço físico – são inúmeras formas de começar a vender salgadinhos!
Como começar um negócio de salgadinhos
O primeiro passo para empreender nesse ramo é fazer um planejamento, ele será a guia para você entender o mercado, público alvo, investimento, produção, pós vendas, entre outros.
Você deve definir:
- Qual o valor disponível para a primeira compra de materiais;
- Potenciais clientes, público alvo;
- Valor do produto final;
- Estratégias de venda.
A primeira compra define a quantidade que será possível e como e para quem será a venda. Você não precisa fazer uma grande leva de salgadinhos, afinal, você está no processo de criar a melhor forma de produção, armazenamento, venda e qual a preferência do cliente.
Como precificar o salgadinhos
A precificação do produto acaba sendo uma das principais dúvidas, para fazer isso da melhor forma, você deve:
- Determinar o tamanho e sabores dos salgados;
- Fazer pesquisa de preços dos ingredientes que serão utilizados;
- Fazer o cálculo de custo de cada unidade;
- Acrescentar ao preço de custo o valor de despesas extras, como impostos, energia, gás, etc;
- Pesquisar o preço dos concorrentes;
- Definir sua margem de lucro.
Como conseguir clientes
É necessário fazer com que as pessoas conheçam os seus produtos. Um meio para isso é a divulgação boca a boca, mas o ambiente digital pode ser um dos melhores caminhos a serem seguidos.
Busque criar uma identidade visual única e crie uma página nas redes sociais. Busque divulgar aos seus conhecidos, amigos e familiares o novo negócio.