Estes são os 4 PRINCIPAIS desafios que as redes de franquia enfrentam para obter sucesso

desafios franquias

As franquias são um ótimo modelo de negócios para quem está em busca de investir, é um ramo super diversificado, onde você consegue encontrar a franquia ideal para o seu gosto pessoal. No entanto, as grandes redes de franquia enfrentam diversos desafios para obterem sucesso. 

Veja a seguir quais os 4 principais desafios que as redes de franquias enfrentam para obter sucesso!

desafios franquias

4 principais desafios enfrentados pelas grandes redes de franquia 

Todas as franquias passam por diversos desafios, mas quanto mais uma rede cresce, mais exigências podem ser percebidas, e os franqueadores devem encarar os mesmos com seriedade. Se tornar referência no mercado ou uma grande rede não é fácil, e diversos desafios irão aparecer.

Veja os maiores desafios enfrentados pelas grandes redes de franquia:

Manutenção dos níveis de padronização e qualidade 

A padronização deve ser seguida em todas as franquias, o consumidor quer encontrar qualidade independente da unidade que está fazendo seu atendimento. As franqueadoras precisam investir em auditorias e inspeções, que conferem regularmente se os franqueados seguem os padrões orientados. 

O processo pode ser complexo dependendo do tamanho da rede, mas a tecnologia nos dias atuais permite que as auditorias sejam mais rápidas e até mesmo à distância.

Centralização da comunicação 

Toda empresa possui o desafio de centralizar a comunicação, e é ainda mais difícil no mundo das franquias. As franqueadoras costumam se comunicar por meios informais e descentralizados, mas integrar a comunicação permite com que as informações circulem pela rede de maneira mais rápida e automatizada, chegando exatamente onde chegar, sem duplicidade, contradições, excesso de mensagem, entre outras. 

Acompanhamento da saúde financeira dos franqueados

O acompanhamento permite que as empresas consigam entender possíveis situações negativas, e identificar o que deve ser feito para otimizar os processos internos da melhor maneira possível. Além disso, saber o que acontece com os franqueados é essencial para a franqueadora, pois ela depende deles para que o crescimento da rede aconteça.

Treinamento 

A rede de franquias não consegue se manter se os seus franqueados não possuem conhecimento, por isso, investir em cursos e capacitação é essencial. Os treinamentos podem ser voltados à operação e ao dia a dia da rede, mas pode também incluir temas mais amplos.

Hoje, grande parte das franquias oferecem treinamentos, com a popularização do ensino remoto, o treinamento pode acontecer até mesmo no ensino a distância. O franqueado também deve entender a necessidade de capacitação e comparecer aos treinamentos e capacitações.

Os desafios se enfrentados permitem com que a rede cresça ainda mais!

Veja mais ›
Fechar