Uma mulher empreendedora passa por diversos desafios, são muitos casos de desigualdade. Hoje, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço e estão passando a ocupar lugares, cargos e posições que antes eram exclusivamente masculinos – como o empreendedorismo.
A seguir, listamos os principais desafios de toda mulher empreendedora. Acompanhe!
Principais desafios de toda mulher empreendedora – veja quais são
Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn (2020), o número de mulheres que começaram um negócio próprio cresceu 41% em relação ao ano anterior, enquanto entre os homens a alta foi de 22%. Hoje, o Brasil conta com 43 milhões de empreendedores e 45,6% são mulheres.
Mas se engana quem pensa que uma mulher empreendedora não passa por desafios – são vários! Veja os principais:
Barreiras sociais e falta de apoio
O mundo está indo em direção da igualdade de gênero, no entanto, ainda existem pessoas que questionam a capacidade de mulheres para gerir empresas. Esse tipo de comportamento faz com que empreendedoras sejam vistas com desconfiança e falta de credibilidade por clientes e investidores. Graças a esse cenário, existe um sentimento de que as mulheres precisam fazer um esforço muito maior do que os homens para alcançar os mesmos resultados.
A situação ainda pode levar tempo para mudar na sociedade como um todo, mas para amenizar um pouco a situação, as mulheres podem buscar fazer parte de uma rede de apoio, juntando-se a outras donas de empresas para se inspirarem, fazer networking e até mesmo ter novas possibilidades de negócios.
Dificuldade para conseguir crédito
Na hora de buscar crédito ou investimentos, empresas fundadas e comandadas por mulheres estão em desvantagem em comparação com as que possuem liderança masculina. Segundo um estudo conjunto da Distrito, B2mamy e Endeavor, as startups fundadas por mulheres representam apenas 4,7% do ecossistema nacional, e essas iniciativas receberam apenas o equivalente a 0,04% de todo o valor investido em startups em 2020.
Dupla jornada
Um dos principais desafios de toda mulher empreendedora é conseguir conciliar as várias jornadas de trabalho, que englobam a maternidade e tarefas domésticas. Estima-se que as mulheres gastam quase o dobro do tempo que os homens para afazeres domésticos e cuidados com as pessoas da casa, são aproximadamente 21 horas por semana nessas tarefas, enquanto os homens cerca de apenas 11 horas.
A desproporção afeta muito o trabalho, e o certo seria que a divisão das tarefas domésticas e responsabilidades com a casa, filhos e até pets, fosse mais justa.