A startup Privacy Tools é uma plataforma brasileira dedicada à proteção de dados pessoais. É a primeira privacy tech do país (esse termo descreve empresas que aplicam tecnologia para a privacidade de informações). Ela foi criada para colocar à prova a capacidade de empresas em gerir de maneira segura dados e informações de seus clientes.
É uma startup essencial com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados! Entenda a seguir mais sobre a startup.
Primeira startup dedicada a proteção de dados no Brasil – Privacy Tools
A Privacy Tools foi criada pela empreendedora Aline Deparis. Ela é fundadora e CEO da empresa. Sua paixão e talento em tecnologia, levaram Aline a ocupar cargos importantes no universo tecnológico do país, como o de presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Rio Grande do Sul (Assespro-RS) e do Conselho das Entidades de TI do estado (CETI-RS).
Aline nasceu em Viadutos, uma cidade gaúcha com pouco mais de 4 mil habitantes, e começou sua vida profissional logo cedo, ajudando seu pai na administração de duas propriedades rurais produtoras de soja e laranja.
Ela se formou em administração e logo migrou para a área de tecnologia, onde encontrou a aptidão de empreender.
Desde 2009 vem empreendendo em diferentes negócios ligados a tecnologia, e em 2019 criou a Privacy Tools, uma plataforma que facilita a adequação de empresas à LGDP (Lei Geral de Proteção de Dados) com ajuda de tecnologias como blockchain e inteligência artificial.
Aline diz que passou um ano testando a viabilidade da inovação no Brasil, e após a aprovação da LGPD, o negócio decolou. Hoje, as empresas entendem que cuidar dos dados é questão de sobrevivência.
A Privacy Tools está em um mercado que ainda não é muito explorado, mas que está crescendo na medida que as empresas são pressionadas a se adequarem a novas legislações: o de proteção de dados.
A empresa, de um ano para cá, se multiplicou por seis, e hoje atende uma carteira com mais de 600 clientes, de empresas de pequeno porte a grandes corporações listadas em Bolsa.
A expectativa é quadruplicar as receitas em 2022, e além de dedicar parte do tempo no crescimento da empresa, Aline também quer ampliar sua colaboração com o ecossistema de tecnologia e startups do país, mentorado mulheres que desejam seguir carreira em tecnologia. Aline quer posicionar a Privacy Tools como a maior e melhor plataforma brasileira de proteção de dados, e mobilizar todo o ecossistema é uma parte importante para que isso aconteça.