É inegável que a presença digital se tornou uma necessidade para as empresas que desejam ter sucesso. Afinal, todo cliente, seja pessoa física ou jurídica, está na internet de uma forma ou de outra.
Assim, as empresas que conseguem fazer isso de maneira eficiente têm uma grande vantagem competitiva no mercado. Não é algo simples, mas que, se bem feito, traz resultados incríveis.
Portanto, entender a dinâmica do meio digital e por que você deve estar nele é o primeiro passo para um estratégia online de sucesso.
Porque ter presença digital é importante para as empresas
Primeiramente, ter presença digital é muito mais do que ter um perfil nas redes sociais, apesar disso ser englobado na prática.
Podemos definir o termo como o conjunto de ações que uma empresa realiza no ecossistema digital – como ter um site, blog, perfis em redes sociais e outros canais online.
A presença digital é importante porque, com o vertiginoso aumento no acesso à internet, a maioria dos consumidores está presente no ambiente online de uma forma ou de outra. E isto não é de hoje.
Já faz décadas que se fazer ser visto e ouvido na internet é a principal forma de ganhar destaque, visibilidade e notoriedade dentro do mercado. Isto não apenas no B2C, mas também no B2B.
Dessa maneira, as empresas que não estiverem presentes na internet não serão encontradas pelos consumidores. Assim, acabam perdendo grandes oportunidades de negócios e desenvolvimento.
Presença digital e branding
Ter presença digital também ajuda a construir a imagem da marca – o famoso branding.
Por exemplo, um site bem projetado e bem estruturado transmite uma imagem de profissionalismo e credibilidade, o que é importante para estabelecer a confiança do consumidor, além de dar forma concreta à empresa e sua identidade.
O uso de redes sociais, por sua vez, permite que negócios se comuniquem diretamente com seus clientes e criem um relacionamento significativo com eles. Elas também são úteis para dar personalidade e tom de voz à empresa, levando-a para mais perto do público a nível emocional.
Além disso, a presença digital oferece uma ampla variedade de canais para atrair clientes.
Com um site otimizado para mecanismos de busca, as empresas podem ser encontradas por clientes em potencial que estão procurando por produtos ou serviços semelhantes.
Já anúncios online e publicidade em redes sociais também são uma ótima maneira de atrair novos clientes e gerar negócios, apenas para citar alguns.
Como ter uma boa presença digital
Para se estabelecer uma presença digital de maneira eficiente, é essencial definir uma estratégia de marketing digital clara e bem planejada. Ela deve levar em consideração o público-alvo ou persona, as metas da empresa e as táticas de marketing mais adequadas para alcançá-las.
Tenha um site e/ou blog
Uma das primeiras etapas para uma presença digital eficaz é criar um site ou blog que seja fácil de navegar e que ofereça aos visitantes as informações que eles estão procurando.
Os produtos e serviços devem ser apresentados de maneira clara, objetiva e fácil de absorver. Outro ponto de venda importante em um site é a apresentação de casos de sucesso de clientes passados da empresa.
Além disso, ele deve ser responsivo e otimizado para todos os dispositivos. No entanto, hoje é essencial estar otimizado para mobile, uma vez que a maioria dos usuários da internet acessa a web por meio de dispositivos móveis.
Use as redes sociais
Além do site, sua empresa também deve considerar o uso de redes sociais para se conectar com seu público. Isto passa especialmente pela escolha das redes sociais adequadas, que dependerá do público-alvo da empresa e seu modelo de negócios.
Por exemplo, se a empresa atua no mercado B2B, o LinkedIn pode ser a rede social mais adequada para se conectar com seus clientes em potencial. Por outro lado, se está vendendo produtos para consumidores finais, as redes mais populares, como o Facebook e o Instagram, são mais adequadas.
Invista em publicidade
Usar anúncios online e publicidade em redes sociais é uma boa forma de alcançar as pessoas. Assim é possível aparecer exatamente para aquele segmento de público para o qual seu produto ou serviço foi projetado.
Isto porque este tipo de anúncios e publicações podem ser segmentados para atingir um público específico com base em dados demográficos, geográficos e comportamentais.
Além disso, anúncios online também podem ser veiculados em sites e aplicativos relacionados ao setor de atuação da empresa, atraindo assim clientes em potencial que já estão interessados no assunto.
Produza conteúdo relevante
O pilar essencial de uma estratégia de presença digital sólida é a produção de conteúdo relevante e útil para o público.
Este conteúdo pode ser apresentado em diferentes formatos, como textos, imagens, vídeos, infográficos e outros. Seja qual for, o objetivo é educar, informar e entreter, ajudando a estabelecer a empresa como uma autoridade em seu setor e a criar um relacionamento mais próximo com os clientes.
Por fim, é importante lembrar que a presença digital eficiente requer tempo, esforço e investimento financeiro. Assim, as empresas precisam estar dispostas a investir em ferramentas de marketing, como ferramentas de automação de marketing, análise de dados e gerenciamento de mídia social, além de contratar profissionais qualificados para gerenciar e executar as estratégias.