Pop-up Store: DESCUBRA como funciona esse modelo de negócio e como começar a sua

Pop-up Store DESCUBRA como funciona esse modelo de negócio e como começar a sua

As chamadas Pop-up Store tem ganhado muito espaço no mercado atual, surgindo especialmente como uma estratégia de marketing. Mas você sabe o que de fato são as Pop-up Stores?

Também conhecidas como Lojas Pop-up, esse conceito apresenta a ideia de lojas temporárias montadas em um espaço físico disponível, como uma loja vazia, halls de shoppings ou um espaço de eventos.

Pop-up Store DESCUBRA como funciona esse modelo de negócio e como começar a sua

O principal objetivo desses negócios costuma ser promover um produto, marca ou coleção específica, criando uma experiência de compra diferenciada e exclusiva para os clientes.

O conceito é razoavelmente novo, mas já vem sendo adotado por diversas marcas famosas como a Shein, que buscando levar a experiência do online para o físico, tem investido em Pop-up Store em várias cidades pelo mundo.

A seguir a gente te dá um guia básico de como você também pode aplicar essa ideia no seu negócio.

Defina sua proposta de valor

O grande objetivo de uma loja temporária é conseguir oferecer ao cliente um diferencial em troca de um objetivo.

Assim, é importante definir o que você deseja ao lançar a sua pop-up store.

Alguns exemplos são:

  • promover um novo produto;
  • fazer com que sua nova marca seja conhecida;
  • impulsionar vendas;
  • gerar engajamento nas redes sociais
  • Entre outros.

Escolha o local ideal

A escolha do local em que a pop-up store será montada é essencial e precisa ser feita de maneira estratégica.

Assim, você deve optar por espaços que facilitem a chegada ou o interesse espontâneo do público-alvo que deseja atingir.

Crie um plano de negócios

Como qualquer negócio, é necessário haver um planejamento profundo antes de lançar sua loja temporária no mercado.

Assim, além da proposta de valor, é necessário definir muito bem o público-alvo a ser atingido, qual o orçamento disponível para o negócio, e especialmente a estratégia de vendas que será utilizada na loja.

Planeje a logística

Feito tudo isso, é muito importante definir a logística do negócio, afinal, estamos falando de um negócio temporário, e que em muitos casos, não estará em um espaço convencional de loja.

Portanto, é preciso pensar bem em como os seus produtos serão transportados (diariamente em alguns casos), ou armazenados nos espaços alternativos.

Promova sua loja

Como uma ação temporária, obviamente é primordial que as pessoas saibam que a sua pop-up store está ou estará em funcionamento.

Dessa forma, outro planejamento importante a se fazer é o de marketing.

Investir muito na divulgação online é importante, e vale até mesmo apostar em anúncios pagos no Facebook, Instagram ou onde mais o seu público-alvo possa ser encontrado.

No entanto, considerando que a loja temporária é física, pode valer a pena também investir em divulgação off. Ou seja, com a entrega de flyers em locais próximos à instalação da loja, outdoors (a depender de pesquisa de viabilidade e orçamento), e outras alternativas publicitárias.

Configure a loja

Lembre-se que uma pop-up store precisa oferecer uma experiência diferenciada ao cliente. Assim, pensar em como os produtos serão expostos ao público, é a chave para despertar interesse.

Tudo na sua loja temporária deve imprimir o DNA da sua marca, criando um ambiente agradável e propício para que o consumidor se interesse por conhecer mais sobre o seu negócio também fora desse ambiente.

Feche sua loja

Não esqueça que o conceito de pop-up é realmente permanecer em um espaço definido por apenas algum tempo.

Dessa forma, você deve projetar exatamente por quanto tempo irá tocar esse negócio estratégico. Até porque, se decidir instalá-lo em centros comerciais, por exemplo, é necessário planejar questões de alugueis e contratos.

Assim, após ter completado a “programação” do negócio, feche as portas, e analise se os seus objetivos para o negócio foram atingidos.

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Aline ResendeFormada em Marketing e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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