A venda no Mercado Livre é uma alternativa para quem busca uma forma descomplicada de comercializar produtos na internet, sem precisar se preocupar com criar uma loja virtual, escolher plataformas e ferramentas de pagamento, entre outros detalhes.
O motivo disso é simples: o próprio Mercado Livre já oferece essa estrutura, simplificando o trabalho do vendedor e acelerando o processo de vendas online.
Mas, para vender utilizando a plataforma é preciso seguir as políticas de vendas do Mercado Livre. Aqui, indicamos quais são as principais. Confira e conheça quais políticas e normas você deve seguir!
Confira também:
5 coisas para NÃO FAZER ao vender no Mercado Livre
Principais políticas de vendas do Mercado Livre
As políticas de vendas do Mercado Livre integram os termos e condições gerais da empresa, que deve ser lido e aceito por todos aqueles que desejam utilizar o site. A seguir, apresentamos os principais pontos desse documento:
Cadastro e uso do Mercado Livre para vendas
Para uso da plataforma, deve-se ter um cadastro, que é feito gratuitamente. Esse cadastro pode ser realizado por pessoas físicas e jurídicas, desde que não tenham sofrido sanções (inabilitação e suspensão) do Mercado Livre anteriormente.
Produtos vendidos no Mercado Livre
O usuário pode anunciar produtos e/ou serviços de diferentes categorias e subcategorias. No caso de produtos, podem ser novos ou usados e sempre devem ter sido obtidos legalmente.
Todos os produtos anunciados na categoria Carros, Motos e Outros precisam ter menção ao preço integral, incluindo eventuais dívidas e ônus com os quais o comprador terá de lidar ao adquirir o bem.
O Mercado Livre proíbe a venda de determinados produtos, para garantir o cumprimento de leis. Confira alguns deles:
- Armas, munições e material explosivo;
- Celulares em desacordo com a lei;
- Narcóticos e substâncias proibidas;
- Flora, fauna e derivados;
- Fogos de artifício;
- Ossos, órgãos e membros humanos;
- Tabaco e produtos relacionados;
- Máquinas sem equipamentos de segurança;
- Produtos que estão fora do comércio;
- Medicamentos, produtos para saúde e/ou estética irregulares;
- Produtos e serviços financeiros;
- Serviços turísticos e relacionados;
- Lista de e-mail e base de dados pessoais;
- Documentos legais;
- Programas ou serviços para hackear dispositivos eletrônicos;
- Seguros;
- Produtos que dependem de aprovação de órgãos governamentais.
Esses são somente alguns dos produtos proibidos. Se identificar problemas nos anúncios, como o descumprimento de normas do site, o Mercado Livre pode removê-los, sempre informando ao vendedor o motivo da remoção.
Dados de contato
O comprador recebe dados do anunciante quando manifesta a intenção de compra de um determinado produto. Depois disso, não é permitido inserir ou manter no anúncio dados de contato pessoais (e-mails, telefones, páginas de internet que contenham tais informações, entre outros). A medida tem como foco manter a privacidade das partes envolvidas na venda.
Processamento do pagamento
O vendedor pode utilizar diferentes formas de pagamento em seus anúncios, escolhendo a que melhor se adequar às suas expectativas. Mas, se optar por utilizar o Mercado Pago, a própria empresa faz o processamento da compra, com compensação bancária que ocorre de forma mais rápida do que pagamentos por boletos bancários.
Envio de produtos
O vendedor tem a opção de enviar os produtos pelo Mercado Envios e Mercado Envios Full (ambos serviços do Mercado Livre). Também há as opções de envio por conta própria ou entrega pessoal (nestes casos, deve-se encerrar a venda no site). Cabe ao vendedor escolher qual a opção mais vantajosa, considerando taxas.
Tarifas Mercado Livre
O Mercado Livre não cobra tarifa alguma para anunciar produtos e serviços! Mas, nos tipos de anúncio Clássico e Premium você paga somente uma tarifa depois de realizar a venda. Se optar por utilizar o anúncio Grátis, não há cobrança de taxa mesmo após a venda do produto.
Um detalhe importante: caso haja cobrança de taxa, o vendedor deve pagar o Mercado Livre dentro do período previsto e no percentual acordado previamente. Se não realizar a venda e não cancelar o processo no site dentro do previsto, haverá cobrança da taxa mesmo assim.
Se o vendedor cancelar uma porcentagem de vendas igual ou superior a 2,5% pode ser advertido, suspenso ou inabilitado pela plataforma. Além disso, o cancelamento impacta negativamente em sua reputação.
Práticas vedadas
Há, ainda, outras práticas que são vedadas pelo Mercado Livre. A seguir, listamos as principais:
- Manipulação de preço de produtos;
- Interferência em negociações entre usuários;
- Comunicação direta por outro canal que não seja a seção de perguntas e respostas do Mercado Livre;
- Agressão, calúnia, injúria, difamação, incitação de ódio, promoção da violência, discriminação e menosprezo contra usuários;
- Realização de mais de um anúncio para o mesmo produto.