Quem nunca se reuniu com os amigos e pensou em abrir um novo negócio? Mesmo que a ideia não vá para frente, é sempre divertido pensar na possibilidade de abrir um negócio de sucesso.
Para quem deseja seguir com a ideia, uma das dúvidas é sobre como iniciar um negócio que prospere.
O setor de alimentação está sempre em alta, por isso, investir em uma petiscaria é uma ótima opção para quem deseja empreender em um novo setor. Com o investimento correto, uma petiscaria pode render bons lucros. Portanto, se você quer abrir uma petiscaria, conheça algumas dicas essenciais para empreender neste setor.
Veja a seguir algumas dicas para sua petiscaria prosperar!
Dicas para abrir uma petiscaria de sucesso
Os petiscos caíram na boca do povo e tornaram-se uma boa pedida não só durante passeios, como também para pedir em casa.
As petiscarias costumam oferecer um amplo cardápio de petiscos, bebidas e um ambiente agradável.
Planejamento de cardápio
Montar um bom cardápio é o mais importante a se fazer ao montar uma petiscaria, afinal, é a venda principal do seu comércio. Ao abrir uma petiscaria, seu cardápio deve ser focado nos petiscos, apresentando uma variedade de sabores.
Um cardápio com petiscos variados atrai um maior número de clientes. Afinal, se a sua intenção é ter um estabelecimento como uma petiscaria, seu cardápio deve ser bem trabalhado com esses produtos. Quanto maior o leque de opções para o consumidor, mais chances dele escolher o seu local para uma refeição.
Além das comidinhas, ofereça boas opções de drinks e bebidas na sua petiscaria. Afinal, tem quem prefira os petiscos acompanhado de uma boa cerveja, por exemplo. Então não deixe de pensar no cardápio de bebidas, oferecendo também opções sem álcool, como água e refrigerante. Mas tudo isso depende do seu gosto e do que os clientes mais estão procurando.
O que colocar no cardápio?
Para montar o cardápio você pode começar analisando os tipos de aperitivos mais consumidos na sua cidade, inclusive pelo delivery. Uma ideia que pode te ajudar é avaliar a concorrência e buscar por algo que eles não ofereçam e que você seja capaz de oferecer.
Você pode criar opções alternativas para incluir no cardápio, pense, por exemplo, em um menu de petiscos que possa ser oferecido em ocasiões especiais, ou até mesmo em opções de petiscos regionais. Não esqueça de incluir os tradicionais petiscos brasileiros como pastel e torresmo.
Veja uma lista do que pode ser oferecido na sua petiscaria:
- Porção de pastéis
- Torresmo
- Batata frita e aipim frito
- Iscas de filé de frango ou carne
- Porção de bolinhos (ex: bacalhau, carne seca)
- Tábua de frios
- Porção de calabresa
- Espetinhos
- Salgados fritos ou assados em tamanho coquetel
- Torradas e molhos diversos
Monte uma petiscaria delivery
Se você quer começar nesse novo negócio sem fazer um grande investimento, você pode iniciar na sua própria casa e montar uma petiscaria delivery. É uma ideia interessante para quem tem pouco dinheiro para investir, assim, você pode ir crescendo com seu negócio aos poucos.
Crie seu cardápio de produtos, tire boas fotos, use os aplicativos de delivery e divulgue sua petiscaria através das redes sociais. Com uma boa divulgação, seu negócio vai conquistando o público.
Capriche na divulgação
É fundamental ter uma estratégia de divulgação. Não adianta ter um bom cardápio se ninguém conhece o estabelecimento. Por isso, invista na divulgação, pode levar semanas ou meses para sua petiscaria ganhar a fama que deseja, mas não desista.
Uma opção é fazer parceria com os influenciadores digitais da sua cidade, pois o números de seguidores pode fazer sua petiscaria alcançar novos clientes.
Os petiscos são comidas consumidas em todos os lugares, seja cidade grande ou pequena. Por isso, vale a pena investir na abertura de uma boa petiscaria. Com a criação de um bom cardápio e um ambiente agradável, é possível ver sua petiscaria chegar longe.