RESUMO
- Bianca Andrade foi apontada como a influenciadora digital mais desejada pelas empresas para campanhas publicitárias.
- Anitta e Matheus Costa aparecem logo em seguida.
- Apesar do potencial do marketing de influência, as empresas destinam apenas uma pequena parcela de seus orçamentos para essa área.
A pesquisa Influence Marketing Scope, realizada pela Scopen Brasil, revelou que Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa, é a influenciadora digital mais desejada pelas empresas para campanhas publicitárias.
O estudo, conduzido entre julho e novembro de 2023, contou com a participação de 129 especialistas do ramo, predominantemente ligados ao marketing de influência em empresas anunciantes.
As marcas demonstraram preferência por perfis que combinam visibilidade, consciência de marca, branding, posicionamento e engajamento com o público-alvo.
A pesquisa apontou uma inclinação em trabalhar com influenciadores de diversas áreas, como cantores, humoristas, blogueiros e especialistas em finanças pessoais, ressaltando a diversidade de conteúdos que se encaixam nas diferentes estratégias de marketing.
O estudo também observou uma tendência das empresas em investir mais em micro influenciadores, seguidos pelos macro influenciadores e influencers de fama, buscando um relacionamento próximo e engajamento consistente com o público-alvo.
Apesar do potencial do marketing de influência, as empresas destinam apenas uma pequena parcela de seus orçamentos para essa área.
Em média, apenas 0,23% do faturamento é direcionado para esse tipo de marketing, mesmo com empresas faturando em média R$ 5,8 bilhões em 2022. No entanto, para 2024, espera-se um aumento nos investimentos, especialmente em posts patrocinados e eventos.
TOP 10 influenciadores(as)
Veja os dez primeiros nomes da lista divulgada pela Scopen Brasil:
- Bianca Andrade
- Anitta
- Matheus Costa
- Raphael Vicente
- Silvia Braz
- Lucas Rangel
- Nath Finanças
- Casimiro Miguel
- Esse Menino
- Fred Bruno
Com informações de Scopen.