Planejar os passos seguintes para o crescimento de um negócio nunca é uma tarefa fácil e uma das questões que sempre pegam no pé do gestor é de que modo essa ou aquela mudança pode impactar o consumidor. É nessas horas que a aplicação de uma pesquisa de satisfação pode fazer toda a diferença.
Podendo ser usada em pequenos e grandes negócios, as pesquisas de satisfação têm a função de orientar as empresas sobre o sentimento dos clientes em relação à marca.
Esses insights oferecidos pelo outro lado permitem que a empresa consiga aplicar com mais assertividade estratégias que podem ajudar a fidelizar ainda mais clientes, e corrigir àquilo que precisa de melhorias.
A seguir nós explicamos melhor como esse artifício pode ajudar o seu negócio a se tornar melhor.
Como funciona uma pesquisa de satisfação
O conceito de pesquisa de satisfação é bastante simples, como você pode imaginar.
A ideia básica é conseguir que clientes da marca respondam questões importantes sobre a sua experiência. A partir disso, você faz uma interpretação de padrões que se repetem nas respostas obtidas.
Com esses dados preciosos, você e a sua empresa conseguem entender se as necessidades do consumidor estão sendo realmente atendidas. Além disso, se existe demanda para novas ideias que ainda não foram colocadas em prática.
Há várias formas de se aplicar uma pesquisa de satisfação e o modelo deve ser escolhido cuidadosamente pela marca antes de aplicá-la.
Tipos de Pesquisa de Satisfação
Como dito, existem vários meios para se aplicar uma pesquisa de satisfação, e para decidir qual a melhor delas, é essencial que se conheça bem o público do seu negócio.
Isso porque, se estamos falando de um público jovem, ou de jovens adultos, dificilmente a melhor aplicação será por ligação telefônica.
Ao mesmo tempo que, se o seu público for de pessoas mais velhas com pouco discernimento tecnológico, aplicar uma pesquisa online também pode não dar muito certo.
Assim, antes de adotar essa estratégia, saiba quem são os seus clientes e entenda qual método pode fazer mais sentido para eles e lhe render mais dados preciosos.
Toda pesquisa precisa ter um objetivo claro
Ok, você já entendeu as vantagens ao negócio proporcionada pela aplicação de uma pesquisa de satisfação, mas você sabe respostas para o que, exatamente, está buscando?
Pois é, uma pesquisa de satisfação para fazer real sentido para o negócio precisa ter um objetivo definido.
No caso, pode ser que você queira entender melhor como está sendo a aceitação de um novo produto ou serviço da empresa, ou ainda o que faz esse ou aquele produto ou serviço ser o preferido da clientela.
Você também pode precisar entender se o tempo de resposta do atendimento ao cliente está sendo satisfatório, ou como tem sido a experiência do consumidor com o site da empresa.
Entende? É muito mais fácil e eficaz obter respostas para um objetivo específico, do que para vários que, as vezes, nem acabam tendo tanta relevância.
Saber analisar os resultados é o “pulo do gato”
Após realizar a pesquisa e obter as respostas desejadas é quando o trabalho realmente acontece. Isso porque agora será necessário ter foco para interpretar as respostas dadas pelo público.
Até esse ponto tudo o que a marca conseguiu foram dados. Agora é chegado o momento de transformá-los em informações úteis para o negócio.
Portanto, o ideal é cruzar as respostas obtidas, com o objetivo de identificar padrões e tendências. Assim, será mais fácil entender se o seu público vem sentido deficiências por parte da empresa nas mesmas áreas, ou se apresentam uma mesma necessidade não suprida.
Pesquisas de satisfação podem ser terceirizadas
Atualmente, existem inúmeras empresas no mercado especializadas em pesquisas de satisfação! Elas são a solução para aqueles que preferem não fazer e contar com uma ajuda extra.
Com o auxílio da empresa, esses negócios desenvolvem todas as etapas da pesquisa! Ou seja, é feito desde a identificação da melhor fatia de clientes para participar, até a análise completa dos resultados.
Portanto, se você está convencido de que uma pesquisa de satisfação pode ser benéfica ao negócio, por que não investir nela? Mesmo que seja através de uma empresa especializada no assunto!
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