Uma rádio de Los Angeles, nos Estados Unidos, lançou uma coleção peculiar de perfumes que busca unir o mundo dos aromas a álbuns famosos. Na coleção de fragrâncias, uma surpresa com assinatura brasileira: um perfume em homenagem ao disco de estreia da banda Os Mutantes, de 1968.
Saiba tudo sobre a coleção com o perfume dos Mutantes
A rádio independente Dublab, em parceria com a Institute of Art and Olfaction e o coletivo Big House, apresenta a coleção “Nose Music”, onde cada perfume busca traduzir em notas olfativas a identidade e o espírito de álbuns que marcaram épocas.
Além de contar com o apoio de artistas plásticos para compor visuais únicos que acompanham os perfumes, o projeto ainda beneficia pesquisas na relação entre audição e olfato.
Pelo valor de $200, os interessados podem adquirir o “Nose Music Box Set”, garantindo uma forma inédita de se relacionar com a música (e com perfumes).
Quais são os perfumes da coleção?
A coleção “Nose Music” é composta por dez fragrâncias que remetem a diversos discos clássicos:
- “Os Mutantes” de Os Mutantes (1968), perfume por Maxwell Williams (UFO Parfums)
- “World Galaxy” de Alice Coltrane (1972), perfume por Ashley Eden Kessler (Studio Sentir)
- “King Tubbys Meets Rockers Uptown” de Augustus Pablo e King Tubby (1976), perfume por Saskia Wilson-Brown (Institute for Art and Olfaction)
- “Another Green World” de Brian Eno (1975), perfume por Ashley Eden Kessler
- “Upside Down” de Fela Kuti (1976), perfume por Saskia Wilson-Brown, com colaboração de Adedognin Abimbola e Anahita Mekanik
- “Computer World” de Kraftwerk (1981), perfume por Ashley Eden Kessler, integrando notas de circuitos, metal aquecido e luzes de LED
- “Wild is the Wind” de Nina Simone (1966), perfume por Lakenda Wallace (Modern Peasant)
- “Purple Rain” de Prince (1984), perfume por Rubia Homa
- “Songs in the Key of Life” de Stevie Wonder (1976), perfume por Dana El Masri (Jazmin Saraï)
- O álbum homônimo “The Velvet Underground & Nico” (1967), perfume por Julianne Sieun Lee (Sieun Scent), com notas de banana madura sob luz quente, fumaça de cigarro e toque de couro preto
Qual o cheiro do perfume dos Mutantes?
Infelizmente, nós não encontramos informações sobre o aroma do perfume em homenagem ao disco “Os Mutantes” de 1968.
Mas outros perfumes da coleção foram descritos com mais detalhes. Um exemplo é o perfume associado ao “Computer World” de Kraftwerk, que traz a combinação de cheiros técnicos, como circuitos e metal, com a intangibilidade de luzes de LED, demonstrando o quão longe o projeto pretende ir na criação de conexões sinestésicas entre audição e olfato.
Você pode encontra a coleção online no site da Bighouse.