Os Melhores Vinhos de Portugal, segundo a TasteAtlas; veja a lista e os destaques

Os Melhores Vinhos de Portugal, segundo a TasteAtlas; veja a lista e os destaques

Portugal é uma referência incontestável quando se fala em vinhos de alta qualidade. Com uma tradição vinícola que perpassa séculos, o país oferece uma extraordinária diversidade de vinhos, cada um com características únicas.

Essa excelência foi recentemente reconhecida pelo TasteAtlas, que elegeu os 14 melhores vinhos de Portugal. Veja a seguir o TOP 5 e em seguida a lista completa.

5 – Vinho Verde

 vinho verde portugal
(Imagem: Reprodução: TasteAtlas)

Em quinto lugar, temos o Vinho Verde, que, apesar do nome, pode apresentar-se em versões tintas, brancas ou rosés.

Proveniente da região norte de Portugal, mais precisamente da apelativa zona de Braga, o “verde” neste nome faz alusão à juventude dos vinhos, produzidos majoritariamente a partir de castas como Alvarinho, Arinto, Azal, Avesso, Loureiro e Trajadura.

Leves e refrescantes, são perfeitos para consumir em tempos mais quentes, acompanhando mariscos, saladas ou como aperitivo.

4 – Porto Branco

vinho porto branco
(Imagem: Reprodução: TasteAtlas)

Não há como falar em vinhos portugueses sem mencionar o Porto Branco. Produzido com variedades de uvas brancas – como Viosinho, Malvasia Fina, Códega e Rabigato – este fortificado pode variar entre estilos doces e secos.

Em sua paleta de sabores, desenrolam-se notas cítricas e de frutas de caroço. Quando envelhecido em carvalho, exibe ainda delicadas nuances de nozes, conferindo uma maior complexidade.

Esta variedade promete ser uma descoberta agradável para quem busca algo além dos portos tintos tradicionais.

3 – Porto Ruby

vinho porto ruby
(Imagem: Reprodução: TasteAtlas)

O Porto Ruby, mais uma joia de Vila Real, emerge em terceiro lugar no pódio segundo o TasteAtlas.

Este vinho fortificado é o estilo mais popular e acessível de porto, caracterizado principalmente por seu frescor. Envelhecido geralmente por três anos em recipientes inertes como tanques de aço ou concreto, apresenta uma vibrante coloração rubi, e é marcado por nuances frutadas e taninos suaves.

Ele harmoniza de forma elegante com sobremesas de frutas vermelhas, chocolate e queijos de mofo azul, garantindo uma experiência gustativa equilibrada e prazerosa.

2 – Porto Vintage

vinho porto vintage
(Imagem: Reprodução: TasteAtlas)

Segue-se o Porto Vintage, também produzido na área de Vila Real e conhecido como o estilo de Porto de mais prestígio.

Este vinho é um fortificado que se distingue por ser proveniente da colheita excepcional de um único ano. Devido à sua singularidade e qualidade superior, ele representa somente 2% da produção total de vinhos do porto e é disponibilizado à venda apenas após aprovação da sua qualidade pelo Instituto do Vinho do Porto.

O Vintage envelhece em barris por dois a três anos antes de ser engarrafado sem filtração, o que resulta em um vinho de caráter único e profundamente apreciado pelos conhecedores.

1 – Porto Tawny

 vinho porto tawny
(Imagem: Reprodução: TasteAtlas)

No topo da classificação, encontramos o sedutor Porto Tawny, um vinho fortificado oriundo da região de Vila Real.

O Tawny é conhecido por seu envelhecimento em barris de carvalho, que pode variar de cerca de sete anos até impressionantes quatro décadas.

Esta maturação confere ao vinho uma complexidade aromática fascinante, desvendando notas de nozes, caramelo e café – além de frutas maduras e secas, como tâmaras, figos e ameixas.

Com uma textura rica e indulgente, o Porto Tawny é parceiro ideal de sobremesas que contêm nozes, frutas ou chocolate, sendo um verdadeiro representante do savoir-faire português.

Lista completa

Veja abaixo os 14 vinhos elegidos como os melhores de Portugal pela TasteAtlas:

  1. Porto Tawny
  2. Porto Vintage
  3. Porto Ruby
  4. Porto Branco
  5. Vinho Verde
  6. Madeira
  7. Touriga Nacional
  8. Porto
  9. Moscatel de Setúbal
  10. Verdelho
  11. Touriga Franca
  12. Loureiro
  13. Bairrada
  14. Jaén

Como funciona a votação?

A votação é realizada pelos próprios usuários, que pontuam vinhos e pratos típicos de diversas regiões do mundo, com notas que variam de 0,5 a 5. As médias dessas avaliações são calculadas para determinar a classificação geral de cada produto.

Diferentemente de outros guias e concursos, o TasteAtlas não se baseia nos pareceres de profissionais ou especialistas em gastronomia, mas sim na apreciação coletiva do público que experimenta e compartilha suas experiências na plataforma.

Alexandre PeresEditor do Revendedor.com.br e analista de SEO da WebGo Content. Graduado em Letras - Português/Inglês, empreendeu desde formado no ramo do Marketing Digital e de Conteúdo, escrevendo para diferentes sites e blogs. Gosta de estar sempre inovando, reinventando-se e aprendendo sobre investimentos e gestão financeira. Tem alguns projetos a longo prazo nas áreas do Marketing, Rede Sociais e Podcasting (aguardem cenas dos próximos capítulos!).
Veja mais ›
Fechar