Os perfumes são expressões de personalidade e, por vezes, uma viagem sensorial gastronômica. E um tipo de perfume particular pode ser considerado o maior exemplo disso: as fragrâncias gourmand.
Essas essências misturam o aconchego dos aromas comestíveis com a sofisticação das notas tradicionais, oferecendo uma experiência única.
Entenda o que é um perfume gourmand
O perfume gourmand é um convite às memórias e ao prazer. Com sua origem na França, ele junta a arte culinária com a perfumaria, criando um buquê de aromas que fazem referência ao paladar.
Surgindo na década de 1990, como contraponto ao excesso e à ostentação dos anos 1980, os gourmands são marcados por notas olfativas “gustativas”, como baunilha, chocolate, caramelo, entre outras.
Mas essa categoria não se detém apenas ao doce, já que frutas suculentas e notas equilibradoras, como cítricas e amadeiradas, também compõem esses perfumes, trazendo equilíbrio e complexidade.
Quando usar um perfume gourmand?
A intensidade e a riqueza dos gourmands os tornam especialmente adequados para o período noturno ou em dias mais frios, quando seu calor e profundidade podem ser apreciados.
Por isso, os gourmands brilham especialmente no outono e inverno, estações que pedem o conforto e o calor que esses perfumes proporcionam. Nessas estações, as notas ricas e quentes dos gourmands se destacam, oferecendo um abraço aconchegante em forma de perfume.
Perfumes gourmands são mais femininos ou masculinos?
Os perfumes gourmand se popularizaram inicialmente entre o público feminino. Mas nos últimos anos, eles passaram a ganhar certa popularidade também com o público masculino.
A perfumaria contemporânea veio desmistificar o que é “para ele” ou “para ela”, e os aromas gourmand encontraram seu lugar no guarda-roupa olfativo masculino com propostas que vão além das expectativas tradicionais de gênero.
Angel de Thierry Mugler: o primeiro perfume gourmand
Em 1992, o Angel de Thierry Mugler deu as caras como o primeiro gourmand da história. Este perfume inovador apresentou um arranjo de notas até então inédito, com sua combinação de mel, baunilha, chocolate e outros doces, acompanhados por um coquetel de frutas e flores como jasmim e lírio do vale.
O contraponto vinha da base amadeirada e especiada, que proporcionava uma harmonia perfeita, posicionando Angel como um marco na história da perfumaria mundial.
Perfumes Gourmand femininos famosos
Além do Angel, outros perfumes femininos bastante conhecidos são da família “Gourmand”, como por exemplo:
- La Vie est Belle de Lancôme
- Black Opium de Yves Saint Laurent
- Good Girl de Carolina Herrera
- Hypnotic Poison de Dior
- Fantasy de Britney Spears
- Bare Vanilla e Coconut Passion de Victoria’s Secrets
- Bon Bon de Viktor & Rolf
- The One de Dolce & Gabbana
- Egeo Dolce do Boticário
- Avon Far Away Gold
- Kriska Delírio da Natura
Perfumes Gourmand masculinos famosos
Em relação aos perfumes masculinos, podemos destacar:
- 212 Vip de Carolina Herrera
- Black Xs de Paco Rabanne
- A*MEN de Thierry Mugler
- Coffee Man Seduction do Boticário
- Tom Ford Vanille Fatale
Seja na doçura de uma baunilha ou na sensualidade de um acorde de café, os gourmands estão ganhando cada vez mais espaço na perfumaria masculina.