Se você está interessado no mundo do empreendedorismo, podem existir diversas maneiras de como começar nele. É possível criar um novo negócio do zero ou investir em uma franquia, e entender as vantagens de cada um é um dos passos iniciais para saber qual delas é a melhor opção.
Acompanhe para saber como é começar uma nova empresa, seja como franquia ou como um negócio próprio!
Abrir um novo negócio ou investir em uma franquia?
Ambos os modelos de negócio exigem investimento de tempo e dinheiro, além disso, os custos podem variar. Cada segmento possui diferentes tipos de despesas, porém, os custos que podem ser esperados para qualquer negócio, são:
- Gastos com funcionários;
- Equipamentos e suprimentos;
- Taxas de seguro e licenças;
- Divulgação da marca;
- Despesas de pesquisa;
- Despesas tecnológicas.
Os gastos acima aparecem tanto para os franqueados quanto para os proprietários dos novos negócios. Porém, os custos para os franqueados geralmente aparecem na forma de taxas.
A maioria dos franqueadores cobra de seus franqueados uma taxa de royalties mensal em troca de permissão para usar sua marca, a taxa é normalmente uma porcentagem das vendas brutas, mas há também taxas de marketing, em que os franqueados se beneficiam de uma pesquisa de mercado aprofundada e planos de marketing comprovados.
Os franqueados recebem também treinamento e suporte contínuo, o que faz com que seja evitado o processo de tentativa e erro, o qual os empresários dos novos negócios podem enfrentar ao descobrir o mercado e conhecer sua base de clientes.
Para os custos de materiais e suprimentos, os franqueados podem receber materiais de alta qualidade devido aos relacionamentos preestabelecidos dos franqueadores com os fornecedores.
As empresas iniciantes não possuem taxas de royalties ou custos predeterminados de marketing e publicidade, porém, o empreendedor pode enfrentar custos recorrentes.
A principal diferença entre franquias e novos negócios independentes é que, para franquias, as mensalidades são fixadas no mesmo valor a cada mês, enquanto que, para aquele que possui a sua própria empresa, os custos recorrentes podem variar. Além de que, será necessário investir tempo pesquisando formas para comercializar o produto ou serviço.
As franquias possuem a vantagem de que todas as decisões já foram pesquisadas e estabelecidas, garantindo o possível sucesso. Elas funcionam sob um modelo de negócios predeterminados que já trouxe resultados positivos. No entanto, os empreendedores que possuem seu próprio negócio fazem ajustes e decisões em seu modelo à medida que avançam.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, a taxa de mortalidade das empresas com até dois anos de operação é de 23%, enquanto no franchising o mesmo indicador é de 3%.