Em tempos de aplicativos de delivery, não são raros os relatos de golpes durante a entrega de comida. Buscando diminuir o problema e passar mais segurança para os clientes, o Ifood criou um código de segurança para confirmar a entrega, como forma de proteger os clientes e evitar desvios de pedidos.
O problema é que em algumas contas os números não são aleatórios, e sim os quatro últimos dígitos do número do celular cadastrado na plataforma. O que deveria ser um meio de segurança, acaba se tornando mais uma preocupação diante dos inúmeros golpes.
Em um relato recente feito através do Twitter, o consumidor Thiago Soares disse ter caído em um golpe aplicado por um entregador. O golpe é simples, e por isso, é preciso ficar atento. Durante o trajeto de entrega, o motoboy afirmou estar perdido e pediu para que Thiago enviasse a localização de destino por WhatsApp.
Ao enviar a mensagem, foi possível que o entregador verificasse o número de celular, conseguindo realizar a confirmação de entrega e ficar com o lanche do cliente. O golpe foi aplicado imediatamente.
O cliente afirma não ter percebido a fraude na hora, e quis ajudar o entregador, pensando que ele poderia estar com problemas na internet, mas que logo depois percebeu seu erro.
No meu caso, o código é fixo e são os 4 últimos dígitos do meu celular. Eu vi que o código muda para algumas pessoas. Eu acho que os entregadores maldosos devem ter percebido que o código de muitas pessoas é o final do número do celular e inventaram esse golpe. Se for assim de todo mundo, eu acho que é uma falha de segurança do iFood. Muita gente está relatando que também já passou por isso” disse Thiago.
Contato com o Ifood
Thiago conta que após essa pequena dor de cabeça, conseguiu ser ressarcido pelo Ifood, mas ficou sem o lanche.
Eu entrei em contato com o iFood, fiquei tentando falar com eles. O iFood me respondia que o pedido tinha sido entregue. E eu tive que provar para eles que eu não recebi o pedido. Eu printei a conversa no chat do iFood e eles perceberam que o rapaz tinha agido de má fé. Depois que eu mandei o print da conversa do entregador, eles cancelaram a entrega e estornaram o valor gasto”, afirmou Thiago.
Como se prevenir de golpes
É importante tomar alguns cuidados para se prevenir de possíveis golpes.
- Uma dica é checar as avaliações e a nota dos restaurantes. Veja as opiniões dos clientes dentro do próprio aplicativo, mas também busque saber se o restaurante realmente existe, pesquisando na internet.
- Desconfie de preços muito baixos.
- Evite conversar com o entregador fora da plataforma de entrega. Isso evita que aconteça algum golpe para tentar descobrir seu número e também mantém a conversa toda dentro da plataforma, que é o ideal.
- Existe também o chamado “golpe da maquininha”. Neste, o golpista entra em contato com o cliente afirmando haver um problema no pedido. Um novo entregador é acionado, com o custo de uma taxa extra na hora da entrega. No momento do pagamento, é passado um valor superior e o cliente paga um valor maior sem saber.
O que fazer em caso de golpe?
Em caso de recebimento de mensagem ou ligação dizendo que será preciso pagar uma taxa extra, não pague. Cancele o pedido e informe a tentativa de golpe no chat do aplicativo. Se possível, ligue também para o banco para contestar a compra.
Informar a situação para o aplicativo de delivery é essencial para evitar que futuros golpes aconteçam. Assim, a empresa pode avaliar o que aconteceu e desativar o cadastro do entregador.
Informe também se o problema acontecer com um restaurante. Nesse caso, um time interno avalia o problema, e se a fraude for confirmada, o restaurante é descadastrado.
Apesar das facilidades trazidas pelos serviços de entrega, é muito importante ficar atento aos possíveis golpes e desconfiar do que parecer diferente.