A crescente preocupação com o futuro do planeta tem feito com que mais empreendedores e empresas passem a investir em negócios sustentáveis e inovadores.
Em especial as gerações de pessoas nascidas a partir dos anos 90, os chamados milleniuns, adquiriram uma consciência real sobre a importância da sustentabilidade. Dessa forma, pesquisas recentes mostram que a preservação dos insumos naturais do planeta estão entre os objetivos de vida de muitos jovens.
Com essa constatação é de se imaginar que os negócios que tiverem como foco o uso de materiais e tecnologias renováveis, tem um grande mercado a explorar.
Muitas empresas perceberam essa tendência logo no início e dessa forma desenvolveram suas mercadorias já pensando nesse público. Entre as vantagens de investir em negócios sustentáveis está o marketing verde quase que automático, e as quase infinitas possibilidades de um segmento que ainda é pouco explorado.
Veja a seguir alguns desses negócios que mal chegaram e já estão fazendo muito sucesso com seu conceito ecologicamente correto.
Veja também
Materiais descartáveis feitos de mandioca
Uma das coisas que mais acumula lixo anualmente em todas as partes do mundo são os produtos de plástico usados como descartáveis. O plástico pode levar séculos para se deteriorar completamente na natureza e por isso é o material mais prejudicial ao meio ambiente que se tem conhecimento.
Pensando nisso, uma startup paulista desenvolveu um material feito de amido e fécula de mandioca utilizado para produzir os mesmos recipientes descartáveis utilizados hoje em dia.
As embalagens produzidas com esse material são completamente ecológicas e biodegradáveis. Dessa forma, após o seu descarte, em pouquíssimo tempo o material desaparece na natureza.
Segundo o dono da marca, o maior desafio da empresa é convencer os comerciantes da importância de uma economia circular.
Água mineral em caixas de papelão – Negócios sustentáveis
Há décadas o leite é vendido em caixinhas, assim como sucos e outros tipos de bebidas. O material para a fabricação dessas embalagens é reciclável, por isso considerado bastante ecológico.
Seguindo essa ideia, no entanto com modificações significativas, uma empresa brasileira decidiu vender água mineral em caixinhas que podem ser reutilizadas.
Foi dois anos de estudos para conseguir desenvolver a embalagem perfeita, e o resultado atingido foi de um produto 100% reciclável feito de plástico de cana, alumínio e papel.
Para a empresa, muito mais do que apenas uma embalagem que pudesse ser reciclável, era muito importante criar um produto que poderia ser reutilizado. Dessa forma, a caixinha foi desenvolvida com bocal que permite o seu reabastecimento, e com um espaço para que o usuário possa personalizá-la com o seu nome.
Compensação ambiental
Os veículos a base de combustíveis fósseis são dos mais poluentes do mundo. Sabendo disso, algumas empresas começaram a adotar o chamado “selo de carbono neutro” um projeto que visa compensar os malefícios gerados pela logística empresarial com ações sustentáveis.
A ideia do selo foi criada por uma empresa de desenvolvimento de softwares para lojas virtuais, juntamente a uma empresa de consultoria de sustentabilidade.
Percebendo como isso poderia ser bom para o marketing do negócio e também para a sustentabilidade, diversas empresas adotaram o selo. Dessa forma, é feita a quantificação de gás carbônico emitido pelos veículos de entrega, e proporcionalmente compensado de um modo ecologicamente correto.
Vantagens de investir em negócios sustentáveis
O mercado de negócios sustentáveis apesar de em ascensão ainda não possui tantos concorrentes assim. Dessa forma, o empreendedor que decide investir nesse mercado pode contar com algumas vantagens que negócios mais tradicionais não oferecem.
Baixa competitividade – Negócios Sustentáveis
Isso pode já ter ficado claro, mas basicamente é isso mesmo. A depender do segmento que se busque explorar dentro do mercado sustentável, a competitividade é realmente muito baixa.
Com isso o empreendedor tem o caminho livre para crescer e criar popularidade, além de precificar suas mercadorias com menos amarras.
Marketing instantâneo – Negócios Sustentáveis
Justamente por haver poucas opções ecologicamente correntos em certos segmentos, quando uma nova marca é lançada com esse selo o seu nome se espalha rápido entre consumidores de mesmo interesse.
É claro que o investimento em marketing não pode parar, no entanto, o marketing instantâneo em negócios como esse, é bastante comum.
Lucratividade – Negócios Sustentáveis
É fato que mercados com pouca oferta e alta demanda acabam sendo valorizados financeiramente. Dessa forma, apesar de não ser apropriado a precificação elitista em produtos sustentáveis, não há como evitar que apenas o selo de produto ecologicamente adere valor a marca.
Sendo assim, pode-se dizer que sim, uma das maiores vantagens de investir em negócios sustentáveis é que esse pode ser um negócio extremamente lucrativo.
Veja também: Vendas online de produtos veganos e naturais ganha e-commerce próprio