Os bolos caseiros fazem parte da vida da maioria dos brasileiros, pois fazem parte de uma tradição trazida ao país há muitos séculos. Com toda a nostalgia proporcionada por eles, montar uma loja de bolos caseiros se tornou uma opção de negócio muito lucrativa, visto que falta tempo para preparar esses quitutes em casa.
Desde a infância o bolo caseiro compõe a mesa de café de várias casas pelo país. Sua presença pode trazer a sensação de aconchego, assim como as lembranças relacionadas a família.
Apenas isso já serve como um ótimo marketing afetivo para um negócio de vendas desses produtos. Porém, apesar de a demanda ser animadora, montar uma loja de bolos caseiros exige bastante planejamento por parte do empreendedor.
Veja a seguir um passo a passo simplificado de como montar o seu negócio e ter sucesso.
Planejamento
A primeira coisa antes de iniciar qualquer negócio, é planejar tudo o que será preciso para abri-lo.
O melhor a se fazer aqui é criar um plano de negócio, documento que te acompanhará durante todo o processo de abertura e operação do negócio.
Localização da loja de bolos caseiros
Como o seu objetivo é abrir um negócio físico, uma das primeiras coisas que precisam ser consideradas é qual será a sua localização.
Decidir a localização depende muito do seu objetivo. Por exemplo, talvez você já tenha decidido por abrir o negócio no seu próprio bairro, nesses casos a sua loja terá que se adaptar a localização não o contrário.
Porém, se você decidir por escolher a localização se baseando no tipo de negócio que você pretende abrir, a pesquisa será um pouco mais complexa.
Nesse caso, o ideal é buscar por bairros onde o seu público alvo frequenta com maior facilidade. Também é preciso considerar o tipo de concorrência e questões financeiras como aluguel de imóvel e outras despesas para as atividades.
Público alvo e concorrentes – Montar loja de bolos caseiros
Por falar em público alvo e concorrência, essa é uma questão que não se pode deixar de analisar. Você precisa saber qual o perfil do seu cliente para conseguir conquistá-lo.
Dessa forma, saiba qual a classe social, os hábitos de consumo, a faixa etária e outras informações relevantes sobre o seu potencial consumidor.
Estudar os seus concorrentes também é primordial para saber com o que você estará competindo. Além disso, somente assim você conseguirá montar estratégias que te façam se destacar no mercado.
Estrutura física
Após concluir as primeiras etapas de planejamento, localização e análise do mercado, é hora de começar a pensar na parte física.
A começar pelo imóvel escolhido, é necessário decidir primeiro se o seu estabelecimento será apenas para a venda e retirada de produtos ou se o cliente poderá consumir no local.
Dependendo dessa decisão é que você saberá qual o tipo de imóvel precisará escolher.
Em questões gerais, é importante que o imóvel locado possua um amplo espaço de cozinha, onde serão fabricados os bolos caseiros, além de um espaço para atendimento. Ainda que você opte por um negócio onde a pessoa apenas compre o produto, ainda assim é importante ter espaço o bastante para um balcão, e as vitrines de exposição dos produtos.
Além disso, uma geladeira de bebidas e outras máquinas para a venda de produtos complementares ao seu produto, como máquinas de café, prateleiras com geleias e outras coisas do tipo, também precisam ter espaço na sua loja de bolos.
Em relação aos equipamentos primordiais para a operação, você precisará, entre outros, de:
- Batedeira;
- Freezer;
- Geladeira;
- Formas e utensílios de cozinha;
- Fogão;
- Forno;
- Liquidificador;
- Máquina de cartão;
- Computador;
- Impressora fiscal;
- Mesas e cadeiras (caso haja consumo no local)
- Entre outros.
Investimento – Montar loja de bolos caseiros
É claro que antes de dar início a compra de utensílios e outras coisas que envolvem dinheiro, é preciso ter noção de quanto será necessário investir no seu negócio.
A questão de investimento é bastante relativa, pois depende do porte do negócio, entre outras coisas. No entanto, estima-se que com um investimento de R$15 mil seja possível montar uma loja de bolos caseiros de porque pequeno a médio, a depender das despesas do estabelecimento.
Questões legais
Para que não hajam problemas com restrições em sua operação, é muito importante formalizar o negócio de maneira correta.
Caso o seu negócio seja pequeno, é possível iniciá-lo apenas com um registro MEI. No entanto, se a ideia já for começar uma empresa de maior porte e com mais de 1 funcionário, será necessário buscar a assistência de um contador para realizar a abertura do negócio.
Divulgação ao montar uma loja de bolos caseiros
Depois de tudo montado, basta que o empreendedor invista bastante na sua divulgação.
Isso pode ser feito por meio de panfletagem anunciando o novo negócio do bairro alguns dias antes da inauguração e claro, com páginas em redes sociais.
Investir em promoções logo no início do negócio também é interessante, pois desperta ainda mais interesse nas pessoas em conhecer o seu produto.
Como você pode ver, apesar de não parecer, montar uma loja de bolos caseiros exige preparo. No entanto, esse é um negócio que quando bem planejado pode trazer muitos lucros ao empreendedor.
Caso tenha maiores dúvidas, busque contato com o Sebrae da sua cidade.
Veja também: Hortifruti Delivery: Venda mais com as entregas de frutas e verduras