O mundo das franquias é um dos setores mais vibrantes e empolgantes do empreendedorismo, mas também cheio de desafios. No entanto, existem alguns mitos sobre franquias que você sempre acreditou que exageram estes pontos positivos e negativos.
Ao começar um negócio, é ideal se manter com os pés no chão. Isto ajuda a estabelecer expectativas, mas também planos mais conscientes. Tudo isso alimenta uma tomada de decisão mais acertada que será chave para o sucesso de uma empresa.
Portanto, é preciso saber filtrar as informações exageradas e tendenciosas que muitos divulgam.
5 mitos sobre franquias que você sempre acreditou
Mito 1 – “Você precisa ser rico para abrir uma franquia”
Muitas pessoas acreditam erroneamente que apenas quem tem muitos recursos para investir consegue abrir uma franquia. No entanto, a realidade é que há uma ampla gama de oportunidades de franquia disponíveis.
Isto porque existem franquias de diferentes setores e tamanhos, incluindo microfranquias, adequadas a vários orçamentos. Muitas podem ser abertas com baixo investimento inicial, assim como serem home-based, o que elimina mais gastos.
Além disso, há muitas opções de financiamento e parcerias com instituições financeiras para ajudar os empreendedores a realizar o sonho de abrir seu próprio negócio.
Portanto, não é necessário ser rico para entrar no mundo das franquias – sempre haverá uma adequada ao seu orçamento.
Mito 2 – “Uma franquia é um negócio sem riscos”
Embora uma franquia ofereça uma estrutura de negócio já estabelecida, isso não significa que seja totalmente livre de riscos. Assim como qualquer outro empreendimento, ela terá seus próprios desafios e incertezas, além de estar sujeita às variáveis do mercado.
Dessa maneira, é preciso pesquisar e entender completamente a franquia que você está considerando.
Avalie o histórico da franquia, relatos de franqueados antigos e atuais, analise a demanda do mercado local e verifique se você possui as habilidades e experiências necessárias para administrar o negócio com sucesso.
No final, o sucesso de uma franquia está diretamente relacionada a entender onde os gargalos e pontos de falha estão. Conhecê-los, e estabelecer planos de ação, será essencial para lidar com eles.
Mito 3 – “Uma franquia é um sucesso garantido”
Embora as franquias ofereçam uma marca reconhecida e um modelo de negócio estabelecido, isso não significa automaticamente que o sucesso seja garantido. Afinal, o desempenho de uma franquia depende de vários fatores, como localização, concorrência, gestão eficaz e habilidades de marketing.
Não basta contar com a notoriedade da marca para carregar o empreendimento. Será necessário todo o empenho esperado em qualquer outro modelo de negócios.
Assim, é essencial que os franqueados trabalhem duro, sigam as diretrizes da franquia, estejam dispostos a aprender e zelem pela qualidade do serviço. Tudo isto de forma contínua e atenta.
Mito 4 – “As franquias são todas iguais”
Não caia nesse mito que muitos espalham. Cada franquia é totalmente única, com seu próprio conjunto de processos, estratégias de marketing, produtos, serviços e cultura empresarial.
Assim sendo, é um erro acreditar que todas as franquias são iguais. Não é por nada que é crucial pesquisar e entender as particularidades de cada franquia para escolher a que mais se alinha com seu perfil e praça.
Para isto, considere aspectos como o suporte oferecido pela franqueadora, investimento necessário, o modelo de negócio, a reputação da marca e a satisfação dos franqueados atuais e clientes.
Mito 5 – “As franquias são negócios que funcionam apenas para outras pessoas”
Por fim, o último mito é um que as próprias pessoas colocam em suas cabeças. Isto impede boa parte delas de darem o primeiro passo rumo ao modelo de franquias e, assim, começarem a empreender.
Muitas vezes, empreendedores duvidam de sua própria capacidade de administrar uma franquia com sucesso. Seja por tentativas falhas anteriormente, ou pela falta de confiança, esta insegurança as faz desacreditarem no modelo ou em suas capacidades de fazer o negócio dar certo.
No entanto, franquias são projetadas para ser replicáveis e oferecem suporte e treinamento para ajudar os franqueados a terem sucesso. Isto significa que a franqueadora já testou e aperfeiçoou seu conceito, tornando-o escalável e lucrativo.
Apesar disso, ainda há dezenas, senão centenas, de variáveis que fogem de nosso controle. Nem sempre a falha é por má gestão. E mesmo quando o é, cada experiência é única e encontrar um negócio que combine com seu perfil pode tomar tempo.
No fim, o sucesso em uma franquia depende tanto de sua dedicação quanto de fatores externos. Não se deixe desanimar, ou iludir, pelos mitos sobre franquias que você sempre acreditou e vamos com tudo!