No dia 18 de agosto de 2022, o Mercado Livre anunciou o lançamento da Mercado Coin, uma criptomoeda que será utilizada em sua plataforma tanto como cashback quanto para que os clientes comprem no site da empresa.
A criação da criptomoeda foi feita em parceria com a plataforma cripto Ripio, a qual seerá custodiante e exchange das operações de compra e venda das criptos realizadas por meio do aplicativo Mercado Pago.
Acompanhe para entender mais sobre a criptomoeda do Mercado Livre!
Mercado Coin – Mercado Livre lança criptomoeda para ser utilizada em sua plataforma
Inicialmente, a criptomoeda será de uso exclusivo na plataforma do Mercado Livre. Os usuários poderão utilizar a nova alternativa em suas transações comerciais, ou poderão aproveitar o novo recurso por meio de cashbacks oferecidos. A criptomoeda está no padrão ERC-20 – com base em Ethereum (ETH).
Nesta etapa inicial, os vendedores ainda não receberão a criptomoeda como parte dos seus pagamentos. A cotação inicial será de R$ 0,10, e possui oferta limitada. A criptomoeda possuirá cotação variável, dependendo de negociações de vendas e compras, sem intervenção do Mercado Livre na composição do preço.
O vice-presidente do Mercado Livre afirma que a Mercado Coin se soma como uma ferramenta inovadora que enriquece o programa de fidelidade da plataforma, gerando uma nova experiência, e que o produto agrega mais valor para a relação de lealdade com os usuários. Quanto mais compra o usuário fizer, maior será a quantidade de Mercado Coin.
Fase inicial do Mercado Coin – Criptomoeda do ML
É importante ressaltar que para a fase inicial do Mercado Coin, as criptomoedas serão limitadas ao Mercado Pago e Mercado Livre. O usuário que possuir uma conta válida no Mercado Pago e uma conta ativa no Mercado Livre, poderão transformar o Mercado Coin em Real usando o próprio aplicativo.
Para essa primeira etapa, a moeda será de uso exclusivo na plataforma, ou seja, não será possível transferir a Mercado Coin para carteiras externas, mas já existe a perspectiva de que o serviço seja liberado em breve.
De acordo com a empresa, a moeda digital estará disponível apenas no Brasil, mas já existe a intenção de usar em outros países. O Mercado Livre projeta que até o fim dex agosto, todos os 80 milhões de clientes da companhia tenham acesso à cripto.
A criptomoeda poderá ser comprada e vendida dentro do aplicativo do Mercado Pago, mas também será entregue na forma de cashback para os usuários que fizerem compras no Mercado Livre. Ela servirá para compras no site e no aplicativo.