A market4u é uma franquia de mercadinho autônomo. O negócio caiu no gosto dos investidores e clientes e em apenas dois anos, chegou a 2 mil franquias.
A seguir, iremos apresentar a market4u, um mercadinho autônomo que tem feito muito sucesso. Acompanhe!
Mercadinho Autônomo ganha popularidade e já possui mais de 2 mil franquias; conheça
Diversos condomínios residenciais têm recebido os minimercados autônomos. É um negócio super prático e conveniente que está conquistando o coração dos empreendedores devido ao modelo de negócio. A market4u é um desses negócios de mercadinho autônomo, foi fundada em 2020 e hoje conta com 2.050 unidades instaladas em 128 cidades.
A empresa foi criada pelos sócios Eduardo Córdova e Sandro Wuicik. Na época, ambos os empreendedores já atuavam no ramo do autoatendimento, com vending machines dedicadas a ciclistas. Esse negócio foi a porta de entrada dos dois para condomínios residenciais, e isso ajudou a entender melhor a demanda do público nesses locais.
A primeira loja de minimercado dos empreendedores foi instalado em fevereiro de 2020, em Curitiba (PR).
Os sócios analisaram o funcionamento da operação e entenderam qual seria o sortimento ideal de produtos e as necessidades de reposição e atendimento. Logo passaram a instalar mais lojas próprias. Em março de 2020, já tinham 20 unidades, e decidiram iniciar a expansão por franquias.
No entanto, perceberam que um minimercado não traria um retorno tão significativo para o franqueado, o que os levou a incentivar a aquisição de mais de uma franquia.
O investimento inicial para abrir uma franquia é a partir de R$ 70 mil, mas para abrir cinco, começa em R$ 150 mil.
Segundo Sandro, o empreendedor precisa de cinco unidades para diluir o custo operacional e ter um melhor resultado. E que a empresa foca muito na qualidade dos franqueados e não na quantidade. A market4u possui 240 franqueados, e alguns deles possuem 30 lojas. O empreendedor continua que em média, cada franqueado possui 10 unidades.
A projeção de faturamento para 2022 é de R$ 100 milhões. De acordo com Sandro, além da abertura de novos mercados, a franqueadora aprendeu a fazer com que o franqueado ganhe mais dinheiro por loja. Ou seja, a franqueadora se estruturou para que o franqueado receba todas as informações necessárias sobre qual produto abastecer em cada unidade.
Para não deixar o franqueado refém apenas das vendas feitas no minimercado, a empresa tem trabalhado para transformar o aplicativo em um “super app” que traz a possibilidade de pedir itens em hortifruti, pet shop, supermercados, entre outros.