Ser um revendedor é muito fácil e o sucesso é rápido e garantido! Por mais que todos desejamos que esta afirmação fosse verdade, a história é outra. As mentiras sobre ser um revendedor espalhadas por aí podem até esconder os desafios, mas também mascaram muito da beleza deste tipo de negócio.
Assim como qualquer empreendimento, há muito o que se fazer para garantir o crescimento neste setor. No entanto, o formato de revenda sempre deixa muitas dúvidas. Estas abrem margem para a imaginação fértil dos mentirosos e invenções mil, especialmente na internet.
Seja qual for a história, estas mentiras nos levam a acreditar que ser um revendedor é algo que não é. Conhecer estes lorotas, e as verdades por trás, é necessário para evitar cair no erro no mundo das revendas.
5 mentiras sobre ser um revendedor
1 – “Ser um revendedor é fácil e não requer habilidades específicas”
Muitas pessoas acreditam que ser um revendedor é uma atividade fácil, que elimina qualquer tipo de especialização e desenvolvimento de habilidades. No entanto, este trabalho, como qualquer outro, exige muitos conhecimentos e experiência para conquistar os resultados esperados.
Por exemplo, é absolutamente necessário ter estudos nas áreas de planejamento, marketing, finanças e atendimento ao cliente. Afinal, ainda é um negócio que precisa alcançar seu público e fidelizá-lo. E isto não é nada fácil!
Além disso, ser um revendedor significa estar constantemente atualizado sobre as tendências do mercado e as preferências dos clientes. Isto porque é necessário oferecer produtos relevantes e de qualidade o tempo todo, para não deixar o interesse pela sua loja esfriar.
Sem essas habilidades e conhecimentos é muito difícil ter sucesso como revendedor.
2 – “Revender é uma maneira fácil de ganhar dinheiro rapidamente”
Embora seja verdade que revender produtos pode se tornar uma ótima fonte de renda com o tempo, de forma alguma ela será fácil e rápida. Alcançar o sucesso como revendedor, assim como em qualquer empreendimento, requer tempo, muito esforço e investimento financeiro.
Afinal, você precisa criar uma boa reputação, construir uma base de clientes leais e oferecer produtos de qualidade para ter sucesso. E não só no início, mas ao longo de toda a vida do negócio. É um esforço diário e que precisa de atenção constante.
Outro ponto é a alta concorrência no mercado de revenda. Ela torna difícil se destacar e alcançar o sucesso financeiro rapidamente. Justamente por isso tudo deve ser muito bem feito e planejado para o longo prazo. Paciência e trabalho duro são essenciais!
3 – “Você pode revender qualquer coisa e ter sucesso”
Esta afirmação não poderia passar mais longe da verdade. Para um negócio de revenda é muito importante escolher produtos com base em muita pesquisa. Afinal, é preciso que eles tenham demanda significativa no mercado. Mas não só isso, você também precisa estar interessado em vender aquilo.
Isto porque os custos associados à revenda do produto, como o preço de compra, custos de transporte e armazenamento, variam muito dependendo do nicho. Sem contar que, se você não tiver interesse ou conhecimento nenhum sobre aquele nicho, dificilmente conseguirá tomar decisões educadas e assertivas para o futuro do negócio.
4 – “Você não precisa de um plano de negócios para ter sucesso como revendedor”
Quem pensa que não é necessário ter um plano de negócios para ter sucesso como revendedor está muito enganado. Um plano de negócios é essencial em um negócio de revenda!
Afinal, é ele que permite a você estabelecer metas claras, identificar os custos e as oportunidades de lucro, além de definir estratégias para alcançar essas metas.
Um plano de negócios ajuda a evitar erros dispendiosos e a manter a visão do negócio em perspectiva. Se você deseja se estabilizar e crescer, precisará de um plano bem elaborado e atenção, para ajustar qualquer ponto necessário ao longo do negócio.
5 – “Você não precisa ter contato pessoal com seus clientes”
Embora a revenda online tenha se tornado muito popular nos últimos anos, o contato com os clientes ainda é essencial para construir relacionamentos duradouros e leais.
E se engana quem pensa que isto só vale pra venda física.
Muito pelo contrário. No ambiente online a concorrência é muito mais ferrenha, e todos estão na mesma plataforma buscando a atenção do cliente. É nele que você absolutamente precisa estar em constante contato com os clientes, se mostrando a solução ideal, e construir uma relação forte e duradoura.
Já nos pontos físicos, você deve ser capaz de fornecer um excelente atendimento e ser responsivo às necessidades e preocupações de seus clientes.
Tudo isso significa estar disponível para responder a perguntas, fornecer informações sobre produtos e resolver problemas o mais rápido possível.
Estando ciente de todas essas mentiras sobre ser um revendedor que as pessoas contam você poderá se livrar das armadilhas deste modelo de negócios e garantir o verdadeiro sucesso!