Melhores marcas de maquiagem inspiradas em jogos

A onda gamer “contaminou” de vez a cultura jovem, e a adulta, nas últimas décadas, impactando os hábitos de muitas pessoas — inclusive, hábitos de consumo.

Uma prova disso é o surgimento de cada vez mais produtos ligados a esse universo. E não estamos falando apenas de produtos específicos do mundo dos jogos, pelo contrário. Os gamers realmente assíduos levam a sua paixão para todo o lugar, fazendo surgir linhas especiais com foco nas suas preferências.

O mundo da maquiagem está repleto de exemplos. Afinal, a prática do cosplay gerou uma demanda considerável por produtos que ajudem a emanar personagens dos principais games, além de séries de TV, quadrinhos e outros meios.

O mesmo ocorreu noutras indústrias, como a dos jogos de cassino. Nesse caso, existem caça-níqueis e mesas ao vivo customizadas, que fazem referência ao universo gamer. Hoje em dia, você encontra plataformas com Fortune Tiger, Aviator e outros jogos dividindo o espaço com slots inspirados em Street Fighter, Call of Duty e assim por diante.

Agora, se você é fã de um jogo específico e deseja personificar o protagonista fisicamente, o lance mesmo é ter as maquiagens certas. Isso envolve, não apenas uma embalagem especial, mas também produtos com as cores na paleta correta, por exemplo. A seguir, você encontrará uma lista das melhores marcas de maquiagem que oferecem itens de qualidade para os gamers.

Game Beauty

A Game Beauty é uma marca de maquiagem focada no mundo gamer. Com sede nos EUA, ela tem produtos inspirados em elementos dos videogames, além de ser 100% orgânica. Ou seja, nada do que vende é testado em animais.

Uma das suas linhas é inspirada no Shingeki no Kyojin, mangá e jogo de videogame também conhecido pelo nome em inglês “Attack on Titan”. Os itens disponíveis, nesse caso, incluem um kit de gloss e diferentes sets com sombras. As cores escolhidas pela marca vêm justamente dos personagens e cenários da franquia.

Outra linha disponível na Game Beauty tem inspiração em Persona 5, que é um jogo de RPG para videogame de bastante sucesso. Com um estilo japonês, essa série de games inspirou diferentes itens da marca, como opções de batom, blush e delineador.

Mas essas são apenas as collabs que a marca fez com algumas franquias de jogo. Ela também tem produtos “avulsos” inspirados em diversos outros games. Por exemplo, oferece paletas com sombras e complementos nas cores de jogos como Cyberpunk, Harbinger e Elemental Blast, entre outros clássicos.

Nekoyanin

A Nekoyanin é outra marca de maquiagens com sede nos EUA, mas tem origem chinesa. Apesar disso, as suas principais inspirações parecem ser jogos de videogame com estilo mangá. E, logicamente, a escolha não poderia ser melhor se ela pensa em ter uma base grande de clientes e admiradores.

Uma das franquias de jogos que aparecem no catálogo da marca é a Starlight. Outra é a Nine Tails. Aliás, no caso de Nine Tails, há uma linha completa, que inclui itens como delineador e blush em diferentes cores.

No entanto, não é apenas dos games que a marca sobrevive. Afinal, ela tem um apelo forte junto ao público fã de mangás e animes, inclusive, aqueles que ainda não conquistaram o universo gamer.

Um exemplo disso é o delineador “ghost face”. Nesse caso, estamos falando do “no-face”, uma figura emblemática do filme A Viagem de Chihiro. Esse desenho foi criado pelo estúdio Ghibli, pelas mãos do lendário Hayao Miyazaki. Com esse delineador, a Nekoyanin espera uma “definição fácil e precisa para efeitos naturais ou dramáticos nos olhos”.

e.l.f

A marca e.l.f também tem sede nos EUA. Ela lançou a coleção Game Up, que é uma nova linha de produtos voltada para os jogadores ávidos em incorporar novas peças de maquiagem às suas rotinas. Essa edição limitada teve como tema específico os jogos de videogame de 8 bits.

A coleção foi lançada em 2022, então, ainda hoje, pode não ser muito fácil encontrar itens à venda. No entanto, vale pela curiosidade e para animar os fãs de jogos com estilo retrô.

A cor predominante da coleção Game Up é o azul, que parece emanar o tom presente numa tela de televisão. Os jogadores, então, encontrarão à venda itens como blush, sombra, delineador, esmalte de unha e muito mais. Quanto à identidade visual, o estilo pixelado serve como referência sutil e eficiente.

Revolution Beauty

A marca inglesa de cosméticos e cuidados com a pele Revolution Beauty lançou uma coleção de produtos de beleza inspirados no Fortnite em 2023. Isso ocorreu por meio de uma parceria com o estúdio que produz o jogo, a Epic Games.

A coleção foi composta por 27 produtos, inspirando-se em personagens como Peely, Supply Llama e Cuddle Team Leader. Entre as peças, estavam máscaras, paletas com sombras, esmaltes e muitos outros itens.

Ainda hoje é possível encontrar alguns produtos da collab no site da Revolution Beauty. No entanto, essa foi uma edição bem limitada. Então, não espere obter com facilidade os itens principais. Um detalhe importante é que a marca tem uma pegada vegan na sua produção.

O que esperar desse mercado

A tendência é que surjam cada vez mais marcas e coleções de maquiagem inspiradas no universo dos jogos de videogame. E há algumas razões bem claras para isso. Um fator importante é a presença crescente de mulheres de todas as idades na base de jogadores. Afinal, o público feminino costuma consumir mais maquiagem que o masculino. Então, é natural que haja uma procura por itens que tragam a identidade visual dos seus jogos favoritos.

Outro ponto relevante é o interesse na estética dos jogos de videogame. Muitas das coleções de maquiagem inspiradas em jogos trazem cores e texturas que remetem aos personagens. Portanto, os consumidores têm a oportunidade de fazer produções baseadas nos seus games preferidos.

Os primeiros produtos nesse mercado foram lançados há relativamente pouco tempo. Então, ainda vai demorar um pouco para entendermos o retorno que esses investimentos podem dar às marcas de maquiagem que ousaram explorar um universo tão vasto.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
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