Ao nos questionarmos quais seriam as melhores frases para vender um produto por vezes nos esquecemos que já as ouvimos durante uma vida toda.
Vivemos em uma sociedade comumente rotulada como compulsiva em relação ao consumo de alimentos, roupas, produtos, automóveis, etc. Isso foi ainda mais notável com o aumento gigantesco das vendas durante a pandemia.
Sendo consumidores já conhecemos as melhores frases para vender, porém, estando do outro lado. Sabemos os efeitos dessas frases e agora vamos aprender a usá-las ao nosso favor.
Uma das palavras chaves para explicar o efeito dessas frases é PERSUADIR. Segundo o Dicionário Michaelis isso significa levar alguém (ou a si próprio) a crer, aceitar ou convencer (-se) sobre algo, nesse caso a necessidade de consumir.
Podemos pensar também que, ao vendedor usar uma frase para vender, é possível que o cliente tome uma decisão quanto a compra ou mude de ideia quando comprar não era o foco naquela situação.
É comum que, a partir do desejo de adquirir um produto ou serviço, o cliente faça uma pesquisa de qual seria a melhor ocasião para comprá-lo. Aquele famoso momento de entrar em uma loja só para “dar uma olhadinha” ou “só fazer um orçamento” é o momento ideal para as frases para vender entrarem em cena.
Como reconhecer as melhores frases para vender?
Como sabemos, o principal veículo de vendas é a comunicação, seja ela imposta nos suportes digitais, impressos ou em situações reais de contato.
As frases para vender nascem da utilização de palavras mais assertivas, que atraiam o cliente a pensar que seu produto ou serviço é a melhor opção de acordo com as demandas que ele tem.
E é claro que essas frases não podem ser escolhidas aleatoriamente. O primeiro fator a ser considerado é o seu público-alvo. Ao analisar uma revista de uma marca que atende todos os públicos, por exemplo, percebemos a mudança da linguagem na sessão de cama-mesa-banho para a sessão de produtos infantis.
Pensar situações comunicativas estáticas, ou seja, aquelas que não ocorrem diretamente entre o vendedor e o cliente exige a criação de um perfil modelo. A marca precisará pensar quais são os aspectos comuns aos seus consumidores, para assim tornar sua propaganda assertiva.
Isso segue uma lógica parecida de quando vendemos por telefone e precisamos usar táticas de comunicação para conquistar o cliente.
Para alcançar o consumidor nos casos de propagandas no rádio, televisão ou em panfletos é necessário:
- Definir o perfil do cliente modelo que você deseja atrair: faixa etária, sexo, perfil socioeconômico, necessidades gerais e específicas;
- Optar por frases curtas e de fácil compreensão;
- Priorizar a apresentação dos benefícios que o produto ou serviço oferecido trará ao consumidor;
- Utilizar verbos no modo imperativo funciona como gatilhos de ações, portanto é comum o uso de “Leve já, Adquira agora, Compre, Ganhe”;
Como abordar o cliente?
Nós já falamos aqui sobre coisas que os clientes odeia, e podem estar te prejudicando, entre elas é a abordam feita de um jeito errado.
As situações de vendas presenciais têm um potencial de assertividade muito maior visto que as frases para vender podem ser adaptadas de acordo com as demandas de cada cliente atendido. Isso não é possível quando pensamos em comerciais, revistas e folders.
O primeiro contato com o cliente é que acionara a sequência mais adequada para a continuidade do atendimento. Clientes jovens dão uma abertura maior à informalidade. No entanto, dificilmente um cliente mais fechado, com um perfil mais maduro, se sentirá bem atendido em meio a piadinhas ou gírias.
A abordagem comercial deve ser objetiva, mas é preciso que já nesse contato inicial o cliente se sinta bem recebido e amparado no momento da compra. Controle suas expectativas como vendedor. Atropelar o cliente com muitas informações pode ter um efeito negativo, então torne a abordagem o mais natural possível.
No momento inicial é mais importante ouvir o cliente. O famoso “Em que posso ajudar?” direcionará os produtos ou serviços a serem oferecidos de acordo com a demanda que o cliente já possui, possibilitará ao vendedor criar conexões de outros produtos a essa demanda geral, tornará possível comunicar ao cliente sobre as vantagens dessa compra e consequentemente, efetuar a venda.
É importante apresentar uma variedade de produtos, isso aumentará a possibilidade do cliente se sentir atraído por algum deles. As condições de pagamento, promoções e brindes também enchem os olhos do cliente. Isso por proporcionarem a sensação de obter produtos ou serviços benéficos e solucionadores de problemas com condições próprias para o perfil dele.
10 exemplos de frases para vender produtos:
- “Comprando esse produto, você ganha outro”;
- “Esse produto é exclusivo e temos poucas unidades em estoque”;
- “Essa promoção acaba amanhã”;
- “Esse produto acabará com seu problema”;
- “Ainda não tenho essa informação, mas vou verificar imediatamente”;
- “Nessa compra você economizará xx%”;
- “Entre esses dois produtos, qual mais agrada você?”
- “Você precisa de mais alguma coisa?”;
- “Parcelamos no crediário da loja e em cartões de crédito”;
- “Qual é o melhor dia e horário para entregarmos seu produto?”
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