Foi-se o tempo onde os negócios podiam aceitar apenas os meios de pagamento mais comuns, como dinheiro ou cartão, para atrair clientes.
Com a evolução da tecnologia e do mercado, empresas de todos os segmentos precisam se adaptar às tendências para que mesmo a oferta de meios de pagamento possa ser um diferencial para os clientes.
Mas será que você, empreendedor, sabe quais são os modelos de pagamento que não podem faltar atualmente em seu negócio? Caso a resposta seja negativa, nós listamos os 5 mais buscados por clientes hoje em dia, e te explicamos as vantagens que eles podem oferecer à sua empresa.
Pix
Se você ainda tem ressalvas em aceitar o Pix como um meio de pagamento no seu negócio, saiba que isso pode acabar te colocando muito atrás dos seus concorrentes.
O pagamento automático criado em 2020 se tornou um dos meios de pagamento preferido dos brasileiros, segundo o Banco Central, ficando atrás apenas dos pagamentos com cartão.
Assim, a não aceitação do PIX no estabelecimento pode significar uma perda de vendas considerável.
O Pix oferece vantagens para o cliente e para empreendedor já que além da não perda de competitividade, as taxas aplicadas à Pessoa Jurídica por instituições financeiras para esse modelo de pagamento, em vários casos, são muito menores do que em meios mais tradicionais.
Portanto, pesquise melhor sobre o Pix, contate seu banco e busque saber mais sobre as vantagens de aceitá-lo em seu estabelecimento.
Link de pagamento
Essa modalidade é ideal para o empreendedor que vende online, mas não possui um e-commerce próprio.
Essa modalidade permite que o vendedor envie ao cliente um link via WhatsApp ou outra rede, por onde esse poderá efetuar o pagamento por uma mercadoria ou serviço.
O pagamento feito cai direto na conta bancária cadastrada da empresa.
Atualmente, várias plataformas e empresas oferecem esse serviço de gerar link para empreendedores, entre elas: carteiras digitais (Picpay, PagSeguro, etc.) instituições financeiras e máquinas de cartão (Stone, Mercado Pago, entre outras).
Busque informações sobre taxas, mensalidades e outras vantagens junto a seus parceiros.
Cartão de débito e crédito
A aceitação de pagamento no débito ou/e crédito é uma obrigação para qualquer estabelecimento físico. Sem questionamentos.
Segundo a pesquisa do BC este é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, portanto a não aceitação é certeza da perda de vendas.
Com a expansão do mercado, a boa notícia é que a concorrência barateou muitas das taxas de transações por cartões que hoje, a depender dos prazos de recebimento, giram em torno de 1% a 5%.
Assim, o que ainda é possível optar é por aceitar ou não o parcelamento de vendas, ou mesmo aderir a um pequeno acréscimo no valor de mercadorias para pagamento no crédito (por conta da taxa), mas jamais deve-se abrir mão desse meio de pagamento.
Cartões de vales
Outra opção de pagamento que pode aumentar muito o seu faturamento é a aceitação de vales, como os de cartões alimentação, refeição ou cultura, que muitas empresas dão à seus funcionários.
Essa aceitação pode representar um grande diferencial dos concorrentes, assim, contate sua operadora de cartão de crédito para entender as condições de aceitação desses meios de pagamento.
Dinheiro é um dos principais meios de pagamento
Por fim, a aceitação de dinheiro no seu estabelecimento também ainda é obrigatória, especialmente em negócios localizados em locais mais remotos.
A maior vantagem dos pagamentos em dinheiro é anulação de taxas comuns em outros meios de pagamento. Mas lembre-se de que ter grandes quantias em caixa nunca é uma boa ideia devido a insegurança.
Por que aceitar meios de pagamento diferentes é importante?
Em um negócio, aceitar mais de um meio de pagamento é sinônimo de aumento de vendas. Em suma, o estabelecimento oferece ao cliente a opção de pagar a conta do jeito mais conveniente a ele.
Para o comprador isso pode simbolizar uma melhor experiência com o estabelecimento, o que, consequentemente, pode fazê-lo retornar mais vezes.
Para além disso, adotar meios de pagamento mais modernos como o Pix e os Links de Pagamento colocam o empreendedor em evidência no mercado. Isso porque demonstra sua preocupação em seguir as melhores tendências, usando a tecnologia em seu favor e facilitando a vida do cliente.
Pense nisso, e comece a entrar na nova era dos negócios!
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