O Marketing de Performance é mais uma estratégia de marketing digital que tem como foco os resultados. Ele busca verificar o desempenho das campanhas realizadas por um negócio e é super importante!
A seguir, separamos um guia completo sobre marketing de performance. Acompanhe!
Marketing de Performance: o que é e como aplicá-lo no seu negócio
Marketing de performance é uma estratégia que busca potencializar os resultados de uma campanha e, dessa forma, atrair clientes. Em suma, seu objetivo é focado no lucro.
Ele pode ser a solução para o seu negócio pois cria anúncios mais direcionados ao público e aumenta as vendas.
Os benefícios dessa estratégia incluem:
Mensuração de resultados
Você consegue acompanhar as métricas das campanhas, o que facilita na hora de identificar pontos de melhoria, corrigir erros e ter previsibilidade.
Dados em tempo real
Atualmente, estamos em uma cultura que é orientada a dados, e com as ferramentas utilizadas no marketing de performance, você terá um relatório ou agrupamento em tempo real de várias informações.
Isso tudo fará com que seja mais fácil de se organizar facilmente e traçar novos rumos caso os seus resultados não estejam positivos, assim como ajustar as campanhas.
Antecipação e prevenção de erros
Além de permitir o ajuste em campanhas, as ferramentas usadas no marketing de performance oferecem informações para prever determinadas situações com base nos dados de campanhas anteriores.
Essa previsibilidade ajuda a entender se as metas estabelecidas são viáveis, se o tipo de anúncios estão de acordo com o público, se o retorno financeiro está alinhado ao investimento, entre outros.
Mas afinal, como implementar o marketing de performance?
Para isso, você deve:
Entender o seu funil de conversão
Antes de dar início a sua estratégia, você precisa ter o funil de vendas bem traçado. O percurso que o usuário vai percorrer até se tornar um cliente precisa ser claro.
Tenha objetivos claros
Mapeie os seus objetivos e quais métricas precisam ser acompanhadas. Avalie se o objetivo está alinhado ao planejamento estratégico do negócio.
Faça as segmentações corretamente
O seu anúncio deve ser super específico e direcionado à pessoa, isso fará com que as chances sejam maiores de os usuários serem impactados por ele.
Defina o orçamento
Após definir quais canais serão usados – Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outros -, defina qual será o orçamento da campanha, dividindo bem os valores entre as mídias escolhidas.
Escreva títulos convidativos
Por fim, o que motiva um usuário a clicar no seu anúncio é o argumento utilizado para convencê-lo. Por isso, busque elaborar bons títulos e textos, prezando por uma linguagem objetiva.