Já pensou em atuar no setor voltado para animais de estimação? Esse nicho está em alta e abrir uma loja de ração pode ser uma ótima oportunidade de empreendimento.
O mercado voltado para produtos de animais domésticos está em alta mesmo com as adversidades econômicas atuais. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil é considerado o 4º país no mundo com o maior número de animais de estimação. Apenas em 2020, o país arrecadou R$ 27,02 bilhões com produtos alimentícios e veterinários. Olhando para esses dados, é por isso que abrir uma loja de ração é uma boa ideia.
Quer aproveitar essa excelente oportunidade para começar a empreender no nicho de pets? Veja algumas dicas para aproveitar todas as vantagens e começar a faturar desde o primeiro dia. 🐶 🐱
Confira 6 dicas para abrir uma loja de ração
Escolha o local para sua loja
O local para a loja de ração deve ser bem escolhido. Situe seu comércio em regiões centrais, com grande movimentação de pessoas em horário comercial. Esse fator é importante já que quanto mais movimentado o local, existem mais chances das pessoas passarem pela sua loja. Verifique também se há concorrência na região e quais serviços podem ser ofertados para diferenciar o seu negócio, oferecendo variedades e preços diferenciados.
Determinar o local para abertura da loja também irá possibilitar determinar o tipo de produto que será vendido e qual público deseja atingir. Rações mais caras e importadas, por exemplo, podem ser vendidas em bairros em que o público tenha mais poder aquisitivo.
Determine seu investimento
Determine não só o quanto você pode investir, mas também o quanto de investimento seu negócio irá precisar. Uma loja de ração terá o custo da infraestrutura, equipamentos, abertura e regulamentação da empresa, além de, claro, toda a alimentação e produtos para a loja.
Agregue valor ao seu negócio
Não esqueça que para uma empresa se consolidar é necessário que os clientes tenham uma boa experiência ao visitar a loja e adquirir seus produtos. Ofereça um bom atendimento e crie um ambiente agradável de se frequentar.
Disponibilizar serviços diferenciados como entrega a domicílio, é uma boa opção. Pois sacos e grandes quantidades de rações podem ser pesados e difíceis de carregar. Quando houver disponibilidade, invista nos aplicativos de compra e entrega para atrair o público que prefere comprar sem sair de casa.
Tenha um bom estoque e armazenamento
Mantenha o estoque da loja sempre com um bom volume para ser possível repor os produtos rapidamente. Mas fique extremamente atento ao armazenamento dos produtos, pois rações mal armazenadas podem perder seu nutrientes se expostas ao calor, ar ou umidade, podendo trazer riscos para os animais.
Escolha bons fornecedores
Escolher um bom fornecedor de rações fará toda a diferença para sua loja. É importante optar por rações e produtos de boa qualidade. Opte por rações que satisfaçam as necessidades nutricionais dos cães e gatos (ou de outros animais domésticos), dessa forma, os donos ficarão satisfeitos com a sua loja e consequentemente voltarão para comprar mais produtos.
Além disso, comprar quantidades de produtos com fornecedores pode ser uma forma de economizar no final do mês, o que irá garantir lucros para sua loja.
Ofereça variedades
Ofereça variedades de rações, com pelo menos cinco tipos de rações diferentes para cada animal, incluindo também rações para animais de diferentes portes: pequeno, médio e grande, pois cada raça e tamanho tem necessidades específicas.
É possível oferecer produtos diferenciados como sachês, petiscos e outros mimos. Se desejar, ofereça brinquedos para pets para atrair clientes, já que os donos de cães e gatos adoram comprar esses produtos.
Se possível, inclua também alimentos para outros tipos de animais, já que muitas pessoas criam galinhas e pássaros.
Abrir qualquer negócio não é uma tarefa simples, mas um bom planejamento e gestão, sua loja de ração pode começar a ter lucro desde o primeiro dia. Encontre seu diferencial e entregue os melhores produtos e atendimento para ver seu estabelecimento crescer cada vez mais.