Loja de cosméticos como abrir – É um dos grandes passos para qualquer revendedor de marcas, mas, para chegar lá, é preciso tomar vários cuidados para o que o sonho não se transforme em pesadelo.
Antes de tudo, pense se é a hora certa de abrir o seu próprio negócio. Muitas vezes, bons meses de vendas consecutivos podem alegrar -e muito. No entanto, abrir uma loja trata-se de um buraco mais embaixo.
Por isso, para ter certeza de que a ideia vai vingar é preciso ter uma série de certezas, começando por si mesmo: se considera preparado(a) para assumir essa responsabilidade?
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Se acredita que a sua trajetória de empreendedorismo e vendas já lhe tornou amadurecido(a) suficiente então está na hora de conferir o passo a passo completo de como montar uma loja de cosméticos. Confira o tutorial que reúne dicas de especialistas e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas):
1 – Planeje a loja
A sua loja venderá o que? Cosméticos e Perfumes? Roupas? O primeiro passo do planejamento da loja é saber exatamente que produtos você vai vender e para quem.
Portanto, se ainda não tem bem delimitado o seu público-alvo e área de atuação esse deve ser o seu primeiro passo.
Para te ajudar nessa função você pode contar com estratégias pré-definidas, como o modelo Canvas, mundialmente utilizado para abertura de startups e considerado, atualmente, o que melhor satisfaz as necessidades de pequenos negócios.
2 – Crie um nome atrativo
De acordo com os especialistas a regra para escolher um nome apelativo são:
- Deve ser fácil de falar e escrever: acredite, você não vai gostar de ter que soletrar o nome da sua loja toda vez que alguém perguntar;
- Deve soar familiar: nada de estrangeirismos difíceis;
- Deve fazer associação com o nicho de mercado em que atua: de preferência carregue algum significado por trás, isso facilitará a associação da marca com um valor;
- Deve ser curto: coca-cola: qualy, samsung, fiat – grandes marcas usam essa técnica. Isso facilita a associação do cliente.
- Não pode ter duplo sentido: há um restaurante em Curitiba, por exemplo, que o nome é “quanto basta” escrito em letra cursiva. Não há quem olhe de relance que não leia “quero bosta”. Não deu outra… virou motivo de chacota.
Depois de escolher o seu nome, antes de bater o martelo, procure se ele pode ser registrado legalmente. Afinal, se já houver outra marca com o mesmo nome trate de pensar em outra possibilidade, pois melhor mudar no início, que depois, quando está com a empresa consolidada.
Para consultar basta acessar o site: https://marcanet.impi.gob.mx:8181/marcanet/
Também recomendamos que confira o post completo sobre como definir e registrar uma marca.
3 – Encontre um ponto de venda
O ponto de venda faz toda a diferença, por isso, é preciso fazer um bom estudo para definir qual é o melhor lugar para abrir a loja. Dependendo do caso, vale mais a pena investir num aluguel mais caro que multiplique seus lucros, do que apostar num local que não passa ninguém.
As regras gerais para definição de um local são:
- A estrutura precisa ser legal;
- Não deve ser numa via rápida;
- Deve estar localizado num lugar com bastante movimentação de pessoas, preferencialmente a pé;
- Cuidado com avenidas rápidas;
- A loja deve estar localizada num raio de 5 km dos principais concorrentes.
4 – Crie seus canais de venda
A divulgação é muito importante para fazer com que a sua loja se torne conhecida. Trate de promover eventos, descontos e lembre-se de convidar seus clientes antigos para conhecer o seu novo estabelecimento.
A forma com que você se comunica com os clientes podem transformar o seu negócio. Por isso, pense em todos os canais que irá apostar e como irá utilizá-los ao seu favor.
5 – Exigências legais
Não tem como abrir uma loja sem ter um CNPJ. Atualmente, a forma mais prática de fazer isso é com a abertura de um MEI, pois ele dá a chance de manter o negócio dentro da legalidade, dá possibilidade de emitir nota fiscal e só cobra o valor da contribuição para aposentadoria.
Já mostramos aqui um passo a passo de como abrir o MEI.
7 – Crie uma estratégia de venda
Desenvolver metas e saber o quanto precisa vender em cada mês para superar os investimentos. A estratégia de venda é aquilo que deve te guiar em todos os passos, portanto, deve estar pronta ainda antes da abertura da loja.
Principais erros ao abrir a loja de cosméticos
As revendedoras que já abriram uma loja deram dicas do que não fazer.
1 – Ponto comercial errado
O ponto comercial errado é o mais criticado pelas revendedoras. Por isso, vale a pena sempre averiguar muitas vezes antes de fechar qualquer acordo.
2 – Logos não chamativas
Logotipos não chamativas passam despercebidas pelos clientes, o que diminui o movimento e, é claro, as vendas!
3 – Não variar as marcas
Independente da marca que revende atualmente, para abrir uma loja é preciso ter variedade de marcas e produtos (a não ser que queira abrir uma franquia). Essas questões devem ser levadas em consideração nos pedidos iniciais e no momento de criação da estratégia de vendas.
4 – Não fazer a divulgação
É comum que os diretórios comerciais de rádios, televisões, revistas e afins entrem em contato oferecendo espaços publicitários para ajudar na divulgação do seu negócio. Não vale a pena investir em tudo, por isso, saiba dizer não e tenha em mente exatamente onde e como irá atingir os seus clientes com a sua proposta.
Não ignore as estratégias padrões, como a panfletagem e as mídias sociais.