Uma técnica particular vem ganhando destaque recentemente por prometer transformar a maneira como as pessoas interagem e se expressam por meio de suas fragrâncias: o layering de perfumes.
Se até pouco tempo atrás essa prática era mais reservada, agora ele vem chamando a atenção por dar a chance de criar uma assinatura olfativa única.
Entenda o que é o layering
Layering é um termo inglês usado para indicar a “sobreposição” de um perfume sobre outro. Ou seja, é uma técnica que consiste na aplicação de diferentes perfumes em camadas na pele ou até nas roupas, para gerar uma combinação única e pessoal.
A magia do layering está na sua flexibilidade e na infinidade de possibilidades que permite explorar, permitindo que usuários “criem” fragrâncias que expressem sua individualidade de forma exclusiva.
Como fazer essa sobreposição de perfumes?
Naturalmente, a técnica do layering não se resume a aplicar uma fragrância sobre a outra de modo aleatório. Para ter os melhores resultados, vale seguir estratégias como:
- Escolha perfumes que você acha que vão combinar bem, seja por pertencerem à mesma família olfativa – dois florais, por exemplo – ou por oferecerem um contraste interessante.
- Aplique a primeira fragrância e espere alguns segundos antes de adicionar a segunda, para dar tempo das notas se assentarem e interagirem de maneira equilibrada.
- Considere começar com o perfume de maior intensidade e seguir com o mais leve, para manter uma harmonia olfativa sem sobrecarregar os sentidos.
Vale a pena fazer layering de perfumes?
Em climas tropicais ou em qualquer situação onde se deseja não só exclusividade na identidade olfativa mas também aumentar a durabilidade da fragrância na pele, o layering é uma estratégia interessante.
Além de intensificar a fixação do perfume, essa técnica dá a liberdade de moldar e adaptar sua fragrância conforme desejar, tornando o uso do perfume uma experiência ainda mais pessoal e intrigante.
Dicas para fazer layering de perfumes
- Procure por perfumes que tenham notas em comum ou opte por contrastes interessantes, como combinar um perfume amadeirado com um floral.
- Conheça as notas de topo, meio e base das suas fragrâncias para facilitar a criação de combinações harmoniosas.
- Experimente a sobreposição em diferentes partes do corpo para explorar como as fragrâncias reagem em áreas distintas.
- Lembre-se de aplicar primeiro os perfumes de maior intensidade.
O que NÃO fazer: cuidados na hora de aplicar essa técnica
No entanto, ao optar por essa estratégia de sobreposição de perfumes, é importante ter em mente algumas precauções:
- Evite combinar fragrâncias de intensidades muito altas para não criar um aroma sobrecarregado.
- A pressa é inimiga da perfeição: dedique tempo ao processo de descoberta para encontrar as melhores combinações.
- Menos é mais: comece com quantidades pequenas de perfume para evitar exageros.