7 Ideias de negócio para ambientes com pouquíssimo espaço

Ideias de negócio para ambientes com pouco espaço
Ideias de negócio para ambientes com pouco espaço (Imagem: rawpixel.com/Freepik)

Tem um cômodo sobrando em sua casa, ou talvez achou um pequeno espaço na localização perfeita para comércio na sua cidade? Nesta hora, ter algumas ideias de negócio para ambientes pequenos na manga é a chave para prosperar!

Mesmo os imóveis mais compactos podem se mostrar gigantes quando as oportunidades certas são abraçadas. Além disso, com um pouco de planejamento e organização, é possível fazer verdadeiros milagres nestes ambientes.

Ideias de negócio para ambientes com pouco espaço
Ideias de negócio para ambientes com pouco espaço (Imagem: rawpixel.com/Freepik)

Assim, entender como aproveitar um espaço pequeno é chave para o empreendedor. Seja para tirar os resultados de onde quer que esteja, ou para usar melhor a área de seu imóvel grande.

7 ideias de negócio para ambientes com pouco espaço

1 – Loja de conveniência

Uma loja de conveniência tem muito potencial de ser um negócio lucrativo em espaços pequenos. Afinal, em uma você pode vender produtos básicos, como bebidas, lanches, produtos de higiene pessoal e outros itens fáceis de armazenar e organizar.

Além disso, é possível oferecer serviços adicionais, como entrega de compras e vendas online, desafogando ainda mais o espaço físico.

2 – Café ou padaria

Outro negócio popular comumente encontrado em espaços pequenos são as cafeterias ou padarias. Esses empreendimentos oferecem uma variedade de opções de alimentos e bebidas, que podem ser facilmente preparados em máquinas compactas.

Semelhantemente ao item anterior, aqui pode-se optar também por um modelo de delivery e take away, otimizando ainda mais a saída de produtos comparado ao uso do espaço pelos clientes.

3 – Barbearia ou salão de beleza

Para quem tem capacitação com cortes de cabelo, e outros procedimentos, uma barbearia ou salão de beleza é uma opção incrível.

Isto porque um espaço pequeno é o suficiente para acomodar tudo o necessário – um ou dois assentos para corte de cabelo, um local para armazenamento de materiais, e até uma recepção para acomodar clientes em espera.

Por fim, para atrair mais clientes, você pode oferecer outros serviços, como manicure, pedicure, maquiagem e mais. Um espaço pequeno já é o suficiente para atender essa demanda, inclusive alugando-o para outros profissionais locais, agregando ainda mais valor ao seu estabelecimento.

4 – Loja de roupas

Uma loja de roupas tem muito potencial de lucros mesmo nos espaços mais compactos. Não à toa é muito comum ver diversas lojas assim em bairros mais periféricos e cidades pequenas.

Primeiramente, para acomodar um pequeno estoque de roupas, calçados e acessórios não é preciso muito espaço.

Em segundo lugar, este tipo de estabelecimento próximo acaba sendo abraçado pela comunidade local, permitindo a você oferecer produtos mais alinhados com seu público, e até mesmo dar a opção de customizá-los. Assim rapidamente você diversifica o seu catálogo sem precisar escalar o negócio.

Outra possibilidade é vender roupas de segunda mão, montando algo mais parecido com um brechó. Apesar de ser um modelo diferente de uma loja de roupa de fato, ainda é acomodado confortavelmente em qualquer espaço e rapidamente conquista clientes quando bem executado.

5 – Loja de presentes

Um espaço pequeno é mais que o suficiente para acomodar um estoque pequeno, expositores para os produtos e uma decoração bonita para atrair as pessoas. Isso faz dele ideal para montar uma loja de presentes e artigos diversos. 

Produtos como cartões, canecas, itens decorativos, e outros presentes para diversas ocasiões são chamativos, divertidos e sempre encontram mercado. Além disso, geralmente é bem simples encontrar fornecedores para eles a preços acessíveis, que garantem margem de lucro confortável.

6 – Loja de artesanato

Assim como uma loja de presentes, uma de artesanato também pode ser facilmente organizada em espaços diminutos. Para quem produz suas próprias peças, essa pode ser uma opção perfeita para colocar no mundo sua obra e faturar no processo.

Aqui vale de tudo, desde pinturas, esculturas, joias artesanais, e vários outros itens feitos à mão e em oficinas pessoais. Basta acomodar o estoque de produtos, criar vitrines e estantes para exposição e pronto.

Além disso, você pode firmar parcerias com outros artistas locais para oferecer suas obras. Assim dará oportunidades para eles e ainda faturará um pouco mais no processo.

7 – Escritório de serviços

Por fim, se você atua com prestação de serviços, um espaço pequeno é ideal para acomodar seu escritório de atendimento. Nele você pode montar uma sala de recepção, com uma mesa e cadeiras para conversar, e um estoque para acomodar os produtos necessários.

Por exemplo, serviços de limpeza, manutenção de eletrônicos, ou mesmo advocacia, cabem perfeitamente nestes locais. Com estas e outras ideias de negócio para ambientes pequenos é possível prosperar gastando pouco e expandir assim que possível.

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
Veja mais ›
Fechar