Por conta do isolamento social devido a pandemia de Covid-19, a busca por hobbies e atividades terapêuticas que pudessem ser feitos no conforto de casa aumentou consideravelmente. A frase “como fazer uma horta em casa” foi uma das frases mais buscadas no Google em 2020 e 2021.
Foi nesse mesmo período que três jovens empreendedores cariocas, formados em engenharia – Rodrigo Farina, Juan Correa e Bruno Arouca – criaram a Brota, a primeira horta artificial inteligente do Brasil.
Para criar o produto, os sócios conversaram com pessoas que já possuem o costume de plantar em casa e descobriram suas dificuldades em manter uma horta residencial comum.
A maior dificuldade encontrada foi sobre regar as plantas, pois muitos esqueciam e acabavam matando o que foi plantado. Outros fatores levantados foram a falta de tempo, de conhecimento e espaço.
Pensando em suprir com essa demanda, a Brota foi criada. Autônoma, com design minimalista e feita de materiais recicláveis, toda a tecnologia foi criada pelos próprios universitários como uma opção para quem deseja ter uma horta com hortaliças, vegetais e temperos frescos mesmo sem conhecer sobre o assunto.
O projeto todo é pensado para que as pessoas plantem sem esforço e sem frustração. O produto, vendido no site da startup, funciona de forma simples: a partir de cápsulas que contém uma espécie de “solo inteligente” preparado com os nutrientes necessários para receber o que será plantado.
O consumidor precisa apenas abastecer o reservatório de água uma vez a cada 25 dias e esperar a mágica acontecer. Essa facilidade acontece devido ao processo autônomo de irrigação da horta, que envia água e nutrientes necessários para cada cápsula no tempo e quantidade ideal. O que acaba sendo perfeito para quem tem pouco conhecimento sobre hortas residenciais.
Acreditamos que ter uma horta em casa traz diversos benefícios físicos, psicológicos e abre para uma nova consciência sobre o estilo de vida mais saudável que todos devemos buscar de alguma forma. Enxergamos uma oportunidade de começar essa jornada de conscientização por meio de uma horta para quem não tem tempo ou conhecimento para mantê-la”, comenta o CEO da Brota, Rodrigo Farina.
Um negócio preocupado com o meio ambiente
Reforçando a preocupação com o meio ambiente, todas as cápsulas são reutilizáveis, assim, é possível substituir apenas a terra e sementes, sem precisar trocar o envoltório do produto. Além disso, as hortas são produzidas com elementos naturais ou orgânicos e sem agrotóxicos.
Atualmente, a Brota oferece 51 opções diferentes de cápsulas, como alface, tomate cereja e coentro português, além de vários tipos de temperos. O preço da caixa custa R$ 225 e a opção com iluminação artificial – ideal para quem mora onde não bate sol – sai por R$ 389.
A empresa também oferece a opção de um plano de assinaturas para quem deseja personalizar a sua horta de forma prática à reposição de cápsulas mensais de diversas plantinhas, com preços mensais e a opção de três tipos de planos (Mestre Cuca, Chef Moderno e Personalizado).
Crescimento e melhorias
O plano dos jovens empreendedores tem dado certo e crescido de forma rápida. Em seu primeiro ano, todo o processo de investimento em pesquisas e desenvolvimento do produto foi financiado pelos próprios sócios.
Para ajudar no custo inicial das vendas foi aberta uma campanha de financiamento na plataforma de crowdfunding Catarse, que ultrapassou a meta esperada em torno de 450% e vendeu mais de 2.500 unidades.
A startup tem recebido grandes investimentos para a realização do produto.
Desde seu lançamento, diversas mudanças já foram feitas pensando em como aprimorar o produto. O modelo das cápsulas foi modificado para se tornar totalmente sustentável, de forma que se o cliente colocá-la na água, ela dissolve, sem formar qualquer microplástico que possa agredir o meio ambiente.
A parte nutricional também foi melhorada. Agora, deixando os minerais e compostos essenciais para as plantas como uma melhor taxa de absorção, resultando em melhores taxas de germinação das plantas.
Planos para o futuro
A Brota pretende aumentar sua variedade de produtos para atender outros clientes e lançar linhas variadas, como plantas ornamentais, flores, temperos e chás. Além disso, pretende também aumentar o tamanho das caixas para outras necessidades.
Ficamos extremamente realizados com a adesão do público ao nosso projeto. Ter uma horta em casa pode significar muito mais do que ter contato com um pouco de verde dentro de casa, simboliza a forma a busca por uma integração com o meio onde se vive. É nisso que acreditamos”, finaliza o empreendedor.